Você já viu as novas Ferrari SF90 XX? A Ferrari é obviamente competente na criação de versões customizadas de seus modelos. O "problema" é que, por mexerem com carros já fortíssimos em desempenho, a maioria dessas versões acabava sendo pensada quase sempre que apenas para as pistas. Mas agora isso mudou.
Com as novas SF90 XX Stradale e SF90 XX Spider, a marca inaugura uma linha de versões apimentadas que também poderão ser usadas nas ruas. Os modelos são os primeiros da linhagem "XX" adaptados ao uso no ambiente urbano.
A dupla foi apresentada, nesta semana, no circuito de Fiorano, na Itália. Os modelos têm visual, aerodinâmica, mecânica e motor aprimorados para entregar mais ao motorista, mas ainda dentro do que a lei exige para a homologação para uso nas ruas.
Diferentemente da versão convencional, os motores V8 que serão usados em cada uma das 599 unidades da SF90 XX Spider e 799 unidades da SF90 XX Stradale que serão vendidas passaram por mexidas de software para gerar mais potência. Somado a isso, os três motores elétricos também tiveram ganho - de 12 cv -, fazendo com que as versões alcancem nada menos que 1.030 cv - são 30 cv a mais que a versão convencional.
Nessa soma, o 4.0 biturbo com oito cilindros em "V" rende o total de 797 cv (17 cv a mais que antes), enquanto as demais unidades elétricas despejam os 233 cv restantes. O torque total anunciado para o modelo é de impressionantes 82 kgf.m.
O câmbio também é o mesmo de dupla embreagem e oito marchas das configurações "normais" da SF90 híbrida. A diferença está na programação. Nas versões XX, foram feitos ajustes para que o sistema apresentasse melhora no som das trocas de marcha.
Com o conjunto, os dois modelos aceleram de zero a 100 km/h em apenas 2,3 segundos - 0,2 segundo melhor que o resultado dos modelos originais. Somente no modo elétrico, ambos conseguem rodar até 25 quilômetros a uma velocidade máxima de 135 km/h.
As versões XX também se diferenciam em aerodinâmica. Um dos elementos mais significativos nesse ponto é o enorme aerofólio fixo instalado na traseira. Segundo a Ferrari, a peça gera downforce (pressão que empurra o carro para o chão) de 530 quilos quando o carro está na velocidade de 250 km/h.
Além disso, a posição do radiador foi ajustada, e foram adicionados spoilers, tomadas de ar e outros elementos para aumentar a capacidade de resfriamento do motor e, de quebra, melhorar a aerodinâmica. Os ajustes também foram feitos no interior, com a escolha por peças mais simples e vasto uso de fibra de carbono.
Segundo a Ferrai, as duas versões chegam à velocidade máxima de 320 km/h. Curiosamente é 40 km/h a menos que a marca alcançada pelas versões originais. Mas a limitação foi feita pela própria Ferrari.
A experiência ao volante de uma dessas 599 unidades da SF90 XX Spider conversível e 799 unidades da versão Stradale será curtida por poucos. Os modelos custarão, respectivamente, 770 mil euros e 850 mil euros (cerca de R$ 4 milhões e R$ 4,5 milhões, em conversão direta).
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