Ferrari SF90 XX: motor de 1.030 cv para uso na rua

Versões Spider e Stradale aceleram de zero a 100 km/h em 2,3 segundos, mas não são exclusivas para pistas fechadas

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Lucas Cardoso
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Você já viu as novas Ferrari SF90 XX? A Ferrari é obviamente competente na criação de versões customizadas de seus modelos. O "problema" é que, por mexerem com carros já fortíssimos em desempenho, a maioria dessas versões acabava sendo pensada quase sempre que apenas para as pistas. Mas agora isso mudou.

Com as novas SF90 XX Stradale e SF90 XX Spider, a marca inaugura uma linha de versões apimentadas que também poderão ser usadas nas ruas. Os modelos são os primeiros da linhagem "XX" adaptados ao uso no ambiente urbano.

Ferrari Sf90 XX(3)
Os modelos receberam melhorias de software que resultaram no ganho de potência dos motores
Crédito: Divulgação
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A dupla foi apresentada, nesta semana, no circuito de Fiorano, na Itália. Os modelos têm visual, aerodinâmica, mecânica e motor aprimorados para entregar mais ao motorista, mas ainda dentro do que a lei exige para a homologação para uso nas ruas.

Diferentemente da versão convencional, os motores V8 que serão usados em cada uma das 599 unidades da SF90 XX Spider e 799 unidades da SF90 XX Stradale que serão vendidas passaram por mexidas de software para gerar mais potência. Somado a isso, os três motores elétricos também tiveram ganho - de 12 cv -, fazendo com que as versões alcancem nada menos que 1.030 cv - são 30 cv a mais que a versão convencional.

A aerodinâmica é um dos elementos fundamentais na linha XX das SF90
Crédito: Divulgação
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Ferrari SF90 XX: mais potente

Nessa soma, o 4.0 biturbo com oito cilindros em "V" rende o total de 797 cv (17 cv a mais que antes), enquanto as demais unidades elétricas despejam os 233 cv restantes. O torque total anunciado para o modelo é de impressionantes 82 kgf.m.

O câmbio também é o mesmo de dupla embreagem e oito marchas das configurações "normais" da SF90 híbrida. A diferença está na programação. Nas versões XX, foram feitos ajustes para que o sistema apresentasse melhora no som das trocas de marcha.

O interior das versões adota revestimentos em fibra de carbono para reduzir o peso final
Crédito: Divulgação
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Com o conjunto, os dois modelos aceleram de zero a 100 km/h em apenas 2,3 segundos - 0,2 segundo melhor que o resultado dos modelos originais. Somente no modo elétrico, ambos conseguem rodar até 25 quilômetros a uma velocidade máxima de 135 km/h.

Aerodinâmica melhor

As versões XX também se diferenciam em aerodinâmica. Um dos elementos mais significativos nesse ponto é o enorme aerofólio fixo instalado na traseira. Segundo a Ferrari, a peça gera downforce (pressão que empurra o carro para o chão) de 530 quilos quando o carro está na velocidade de 250 km/h.

Além disso, a posição do radiador foi ajustada, e foram adicionados spoilers, tomadas de ar e outros elementos para aumentar a capacidade de resfriamento do motor e, de quebra, melhorar a aerodinâmica. Os ajustes também foram feitos no interior, com a escolha por peças mais simples e vasto uso de fibra de carbono.

Segundo a Ferrai, as duas versões chegam à velocidade máxima de 320 km/h. Curiosamente é 40 km/h a menos que a marca alcançada pelas versões originais. Mas a limitação foi feita pela própria Ferrari.

Preço salgado

A experiência ao volante de uma dessas 599 unidades da SF90 XX Spider conversível e 799 unidades da versão Stradale será curtida por poucos. Os modelos custarão, respectivamente, 770 mil euros e 850 mil euros (cerca de R$ 4 milhões e R$ 4,5 milhões, em conversão direta).

Confira mais fotos das Ferrari SF90 XX:

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