Se hoje vivemos o tempo dos carros híbridos flex, há 45 anos começava uma nova era no mercado automotivo brasileiro. O Fiat 147 foi, em 1979, o primeiro carro com motor movido a etanol produzido em série no mundo, e também o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG).
A primeira unidade do modelo, fabricada exatamente no dia 5 de julho de 1979, hoje faz parte do acervo de clássicos da Fiat. Tem motor quatro cilindros de 1.300 cm³, 62 cv de potência e 11,5 kgf.m de torque. A taxa de compressão do motor movido a álcool hidratado era maior que a do motor a gasolina: 11,2:1 contra 7,2:1.
Apelidado carinhosamente de "Cachacinha", devido ao cheiro característico exalado pelo escapamento, o Fiat 147 foi um marco importante para a engenharia automotiva brasileira, que intensificou o foco no desenvolvimento de tecnologias para veículos mais eficientes e menos poluentes.
Primeiro carro fabricado no Polo Automotivo de Betim, em 1976, o Fiat 147 trazia diversas inovações para a época. O carro tinha motor em posição transversal, coluna de direção retrátil, pneus radiais, para-brisa de vidro laminado e o estepe dentro do compartimento do motor.
Segundo a Fiat, a história do Fiat 147 movido a etanol começou em 1976, quando foram iniciadas as pesquisas e o desenvolvimento do motor. Por causa da primeira crise do petróleo, em 1973, governos e fabricantes de automóveis do mundo todo começaram a procurar soluções para reduzir o consumo de seus derivados, como a gasolina.
Aqui no Brasil, o Governo Federal da época instituiu em 1975 o programa ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool), com incentivos para a produção do etanol a partir da cana-de-açúcar.
A primeira aparição do protótipo do Fiat 147 movido a etanol, já com dezenas de milhares de quilômetros rodados, aconteceu em 1976 no Salão do Automóvel de São Paulo. No ano seguinte, em 1977, a Fiat realizou aprimoramentos técnicos no carro e fabricou novas unidades para fazer mais testes.
O teste definitivo antes do lançamento e da produção em série do primeiro carro movido a etanol no mundo aconteceu em setembro de 1978. O Fiat 147 com motor a álcool hidratado foi submetido a uma viagem de 12 dias e 6.800 quilômetros pelo país, com média de mais de 500 quilômetros diários, 3 mil quilômetros por terra e variações climáticas superiores a 30 graus.