O Fiat 500 (Cinquecento) acaba de ganhar uma nova versão que faz parte da longa história do subcompacto. Chamada de Tributo Trepiuno, a configuração do pequenino italiano tem design inspirado no carro-conceito que deu vida à atual geração, e que foi revelado no Salão de Genebra, na Suíça, em 2004, ainda como conceito.
Em homenagem aos 20 anos do protótipo, a divisão de clássicos da marca, a Heritage, apresentou a variante inspirada no passado recente, mas com um toque de modernidade garantido pelo sistema híbrido leve.
A pintura usa tom branco parecido com o do conceito, as lanternas têm detalhes em vermelho e os emblemas da Fiat têm fundo azul - mesmo design usado em 1999, na comemoração do 100º aniversário da montadora. As rodas com calotas também são exclusivas da versão.
O interior combina dois tons de revestimentos - branco e castanho-avermelhado. A mescla está por toda a cabine: console, painéis de porta, bancos de couro e até no computador de bordo. Os encostos dos quatro assentos trazem a inscrição "Trepiuno XX" bordada. O painel tem ainda desenhos históricos originais do carro-conceito.
A mecânica combina o motor 1.0 aspirado de 70 cv de potência e 9,3 kgf.m de torque com uma unidade elétrica de 12 Volts. O sistema ajuda nos momentos de aceleração, reduzindo as emissões e o consumo de combustível. A transmissão usada na versão é manual de seis marchas.
O 500 Tributo Trepiuno faz parte do projeto “Reloaded By Creators” da Stellantis, que produziu outros modelos exclusivos. O volume de produção da versão ainda não foi revelado pela fabricante, mas já foi confirmado que cada unidade terá um certificado de autenticidade. As vendas devem ser restritas ao mercado europeu e o preço ainda não foi divulgado.
O subcompacto da Fiat fez sua estreia no mercado brasileiro já na terceira geração, em 2009. Foram, ao todo, sete anos de vendas, até que saiu de linha em 2017. Nesse intervalo, o modelo teve versões importantes e, mesmo hoje, muito valorizadas, como a Abarth, que tinha motor 1.4 turbo de 167 cv, além das configurações cabrio (conversíveis).
Em agosto de 2021, a Fiat decidiu retomar as vendas do pequenino no Brasil, mas dessa vez apenas na sua variante elétrica 500e. A versão continua disponível com preço sugerido de R$ 214.990 - e, curiosamente, ainda é anunciada como ano de 2022.
VÍDEO RELACIONADO