O canal de notícias da Webmotors

Fiat Argo ameaça a Strada? Vamos fazer as contas…

Hatch vendeu mais que a picape em dois dos últimos três meses e mostra força para ultrapassá-la. Bom para a Fiat

por André Deliberato

Você que acompanha o WM1 sabe que em todo começo de mês a gente noticia quais foram os carros mais emplacados do mês anterior, seguindo os dados oficiais da Fenabrave, a associação que representa as concessionárias. Agora note os resultados de maio, junho e julho e repare no seguinte: o Fiat Argo mostrou ter forças para vender mais que a Strada até o fim do ano. Será?
Fontes ligadas à FCA afirmam que a crise dos semicondutores que atinge o mercado chegou à linha de montagem da picape e que os números de vendas dela devem cair ligeiramente nos próximos meses - mas não consideravelmente a ponto de parar a produção, como no caso do Chevrolet Onix. A mesma fonte nos garantiu que o Argo não terá esse problema. Será que teremos ultrapassagem?
Quer um carro da Fiat? Clique aqui

Fiat Argo: hoje não, hoje não... Hoje sim?

No acumulado do ano, o Argo já soma 52.797 emplacamentos e, se mantiver o ritmo dos últimos meses, deve ultrapassar o Hyundai HB20 (que tem 53.205 registros) neste mês de agosto e passar a ser o carro de passeio mais licenciado do Brasil. Mas e a Strada?
A picapinha, por sua vez, já teve 70.502 vendas oficiais segundo a Fenabrave, mais de 17 mil acima do Argo. Em teoria, seriam necessários dois meses sem emplacamentos da Strada para que o hatch conseguisse igualar e possivelmente ultrapassá-la, algo praticamente impossível de se imaginar. Mas isso se considerarmos que a produção da picape continue normalmente, certo?

Mas e com a informação citada no segundo parágrafo? Será que é possível o Argo vender mais que a picape e terminar o ano como carro mais vendido do país?
Em uma conta básica, feita por cima, isso só seria possível se o hatch mantiver as cerca de 10 mil unidades/mês que tem feito há alguns meses (terminaria o ano com aproximadamente 100 mil emplacamentos) e a Strada vender menos de 30 mil nesse período, que resultaria em uma média de 6 mil por mês - hoje, a picape tem licenciado entre 8 e 9 mil carros novos mensalmente.
Resumo: saberemos se veremos um novo "hoje não, hoje não... hoje sim" possivelmente no começo de setembro, com os números de agosto, ou talvez somente em outubro, com os dados de setembro. O palpite deste escriba é de que a medalha de ouro não sai da picape, mas esta é só uma opinião pessoal. Enquanto isso, quem comemora é a Fiat, que dá risada de outras marcas no topo do pódio.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas