O Argo é o mais mineiro dos modelos da Fiat. O modelo que não é muito comentado ou badalado, tem mostrado consistência nos números de emplacamentos e em agosto, como quem não quer nada, chegou de vez no top 3 dos hatches mais vendidos do Brasil em 2024. Agora, sua próxima batalha será contra o Hyundai HB20.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados na terça-feira (3), o Argo foi o terceiro hatch mais emplacado do último mês, registrando 7.768 unidades. Já o HB20 foi o quarto colocado no mesmo período, com 7.106 emplacamentos.
No ano, no entanto, as posições se invertem. O Hyundai aparece na terceira posição com 57.026 emplacamento de janeiro a agosto contra 56.052 do Fiat – uma diferença de menos de 1.000 unidades.
E nessa briga, dois fatores precisam ser levados em consideração - ambos favoráveis ao Fiat. O primeiro deles é que em julho o Argo já havia vendido mais que o HB20, mostrando uma tendência de alta.
E o segundo fator, talvez o mais importante, é a chegada do Argo Endurance. A nova versão de entrada do Fiat parte de R$ 79.990 e tem como 100% do seu foco as vendas diretas. Ou seja, a marca italiana definitivamente vai entrar de cabeça no formato de comercialização que vende muito hatch compacto no Brasil, atualmente.
Setembro será um mês determinante nessa disputa. Caso fique novamente à frente do HB20, o Argo, comendo pelas beiradas, poderá subir ao pódio na disputa entre os hatches mais vendidos do Brasil em 2024 ao lado de Volkswagen Polo, líder absoluto, e do Chevrolet Onix, segundo colocado – mas ainda longe de estar garantido.
O hatch mais vendido do Brasil é o Volkswagen Polo. O modelo da marca alemã registrou 14.274 unidades emplacadas em agosto, atingindo a importante número de 84.678 carros comercializados em 2024.
Logo atrás do Volks está o Chevrolet Onix. Com 9.018 veículos emplacados no último mês, o hatch saltou para 60.043 no acumulado do ano.
Em novembro do ano passado, o Fiar Argo atingiu a marca de 500 mil unidades fabricadas em Betim, Minas Gerais. O modelo começou a ser vendido no Brasil em 2017, e desde então é exportado para diversos mercados da América Latina.
Seu desenvolvimento foi todo feito localmente e seu principal objetivo, quando lançado, foi substituir dois carros reconhecidamente bons para o público brasileiro: Palio e Punto.
A Fiat não fala em novo Argo. No entanto, informações cravam que o hatch deverá passar por uma reformulação em 2025.