A Fiat apresentou a linha 2023 do Cronos e o carro efetivamente tem novidades relevantes. Para começar, o número de versões aumentou: eram apenas duas, e agora são cinco: 1.0 manual, 1.0 Drive manual, 1.3 Drive manual, 1.3 Drive automático e 1.3 Precision automático.
O aumento no número de versões traz a reboque outra novidade importante - e provavelmente a principal: o câmbio automático CVT para as configurações equipadas com motor 1.3.
Esse câmbio CVT tem três modos de condução e um modo manual sequencial, com sete marchas pré-programadas. Com o novo câmbio casado ao motor 1.3, a Fiat diz que o carro é capaz de fazer 13,4 km/l de consumo.
Essa marca, segundo a fabricante, faz do Cronos, nesta especificação, o sedã automático mais econômico do Brasil em ciclo urbano. A Fiat, contudo, faz questão de destacar que, entre os sedãs equipados com motor 1.0 aspirado, o Cronos também é o mais econômico do país, com prometidos 14 km/l.
O objetivo da Fiat com a ampliação da linha foi justamente aumentar a "cobertura" no chamado segmento B de sedãs. Antes, com apenas duas opções, a marca cobria apenas 25% do segmento. Agora, com cinco, diz que chegou a 85%.
No que se refere a design e interior, o Cronos foi bem mais econômico em novidades. Exibe apenas uma nova grade com desenho tipo colmeia, novas opções de rodas e calotas (dependendo da versão) e, por dentro, a nova logotipia da marca aplicada no volante. Para completar, a marca passa a oferecer, opcionalmente, interior em couro marrom para a versão topo de linha Precision.
Vale lembrar que a Fiat tem um longo histórico de sedãs compactos no mercado brasileiro. Quem não lembra do simpático Oggi - uma versão três volumes e evoluída do Fiat 147 -, que foi vendida no país apenas entre 1983 e 1985?
Além dele, a marca já teve o Prêmio, que era uma versão três volumes do Uno e foi vendida entre 1985 e 1996; a primeira geração do Siena, entre 1997 e 2016; o Grand Siena, entre 2012 e 2021; e mais recentemente o Cronos, que chegou em 2018.
O Cronos, aliás, aparentemente está com tudo. A Fiat diz que é o sedã mais vendido na América do Sul, foi o sedã mais vendido no Brasil em junho e foi o carro mais na vendido Argentina em 2021 e que também ocupa essa posição este ano - até agora.