Não, não. É provável que você esteja pensando que a Fiat está relançando a versão Tetrafuel do Siena, mas isso não é verdade. O anúncio mais recente da marca envolve o Grand Siena e GNV, mas tem alguns detalhes. Por R$ 54.990, agora o Grand Siena vem preparado para a instalação do kit de gás natural veicular, mas isso deve ser feito por uma empresa terceirizada e certificada pelo Inmetro para manter 1 ano de garantia oferecido pela marca.
Exclusiva da versão Attractive, a preparação envolve modificações no motor 1.4 Flex, que rende até 88cv com etanol. O motor tem válvulas e sedes de válvulas com nova geometria e produzidas com material mais resistente no cabeçote do motor, para otimizarem a durabilidade do conjunto.
Além disso, o coletor de aspiração foi projetado para receber na posição correta os bicos injetores de gás. Dessa forma, o funcionamento do carro com GNV é melhor por conta da otimização na formação da mistura ar combustível.
Todas as modificações, de acordo com a Fiat, são para garantir a vida útil do motor e diminuir a depreciação do veículo equipado com GNV, que acontece frequentemente no mercado de usados.
Com um pacote de equipamentos de série honesto (ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo), o Grand Siena Attractive é uma aposta da marca para o mercado de transporte de aplicativo e taxistas, que popularmente são os que mais utilizam esse tipo de combustível pela quantidade de quilômetros percorridos diariamente.
Atualmente, o Rio de Janeiro tem benefícios para carros equipados com GNV. A alíquota do IPVA é de 1,5% para carros movidos a GNV, contra 4% dos carros normais. Já em Minas Gerais, casa da Fiat no Brasil, uma lei que isenta veículos com GNV de pagar o IPVA está em fase final de regulamentação e deve começar a valer em breve.