E finalmente nasce a nova geração do clássico Fiat Panda. O modelinho foi apresentado na Itália e surge exatamente como mostramos aqui, há menos de um mês. Ou seja, visual quadradinho, porém com dimensões maiores que as do Panda atual - até porque as duas gerações vão conviver durante algum tempo.
Para o mercado brasileiro esse lançamento é importante, pois dá pistas de como será a próxima geração dos hatches Mobi e Argo, que vão virar um carro só - até porque a plataforma do Grande Panda é global - é baseada na Smart Car do Grupo Stellantis, que já é usada no Citroen C3.
Tanto que o novo modelo já entrou em produção na... Sérvia! E, por enquanto, o Panda anterior continua sendo produzido na Itália. Para quem não lembra, é um modelo menor, também quadradinho, que inclusive serviu de inspiração para nosso "último" Fiat Uno.
O Fiat Grande Panda 2025 nasce com 3,99 metro de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e porta-malas para bem razoáveis 361 litros. A carroceria tem quatro portas, os conjuntos óticos são compostos por pequenos quadradinhos tipo pixels na parte superior e farpois principais logo abaixo, as lanternas têm pequenos retângulos em relevo e, nas laterais, a inscrição "Panda" aparece estampada, dividida pelas portas.
O logotipo frontal da Fiat está inserido na grande, que nem sempre é funcional: é que o Panda terá versões elétricas, e ali atrás ficará a tomada de carregamento. Complementam o visual de "compacto hatch quase SUV" um para-choque dianteiro bem gorducho, avabamentos nas cor preta nas caixas de rodas e rodas futuristas de 17 polegadas com estampas em forma de "X".
No interior, o Grande Panda desfila charme. Os bancos têm acabamento bicolor e os encostos têm pequenos gomos quadrados. À frente do motorista está um volante com base reta, e ali atrás surge um painel de instrumentos digital de 10 polegadas abraçado pelo mesmo cluster que envolve a multimídia de 10,25 polegadas instalada no tablier em posição central. Mais à direita há um pequeno porta-objetos com tampa - mas o porta-luvas fica mais abaixo, logo acima dos joelhos do carona.
Sem modernidades excessivas, vemos botões físicos para ar-condicionado, tomadas USB-C, uma tomada de 12 Volts e um console com carregamento por indução para smartphones. Mais atrás, um botão seletor de marchas.
A tal plataforma Smart Car da Stellantis pode abrigar motores a combustão ou elétricos. Assim como o Citroën C3 vendido na Europa, o Grande Panda terá as duas. As especificações de motorização da versão térmica não foram divulgadas, mas deverá similar à do C3. Ou seja, um motor 1.2 litro de uns 100 cv de potência. O câmbio seria manual de seis marchas e, se houver variante híbrida leve, automática.
Já a versão elétrica terá bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 44 kWh e motor de 83 kW (cerca de 113 cv). A autonomia prometida no ciclo europeu WLTP é de 320 quilômetros. A Fiat também não divulgou dados de recarga, mas se for similar ao do C3 mencionado, pega até 100 kW de corrente contínua e, assim, recarrega de 20% a 80% em cerca de 26 minutos. Por fim, os preços do novo Grande Panda ainda não foram oficialmente revelados.
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