Enquanto o Fiat Pulse Abarth não estreia oficialmente, o WM1 relembra como eram os dois primeiros modelos que ostentaram o emblema do escorpião no Brasil. Confira!
Veja na Webmotors ofertas de Fiat 0 km e seminovos em todo o Brasil!
Fiat Stilo Abarth
Já se passaram duas décadas desde que a Abarth deu, pela primeira vez, o seu toque de esportividade a um modelo da Fiat no Brasil. O escolhido para essa tarefa foi o hatch médio Stilo, que na época já se destacava por ter equipamentos então inexistentes no Volkswagen Golf GTI e no Audi A3 1.8T, os principais concorrentes naquela ocasião.Mas o grande diferencial do Stilo Abarth estava sob o capô. A Fiat pegou em sua prateleira o famigerado motor Fivetech, que equipava o sedã Marea e a perua Marea SW, para dar mais desempenho ao hatch. Contudo, o propulsor de 2.4 litros aspirado movido apenas a gasolina sofreu algumas alterações para ganhar potência e uma pegada mais esportiva. Um novo sistema de admissão e escapamento redimensionado foram aplicados para melhorar o fluxo de ar e amplificar a sinfonia dos cinco cilindros.
Com isso, o motor teve a potência elevada de 160 cv para 167 cv, enquanto o torque era de 22,8 kgf.m. O câmbio manual de cinco velocidades teve a relação de marchas revista para aproveitar melhor a elasticidade do motor em altas rotações. O Stilo Abarth fazia de 0 a 100 km/h na casa dos 9 segundos e atingia velocidade máxima acima dos 200 km/h.
Além da mecânica apimentada, o Stilo Abarth trazia um ótimo pacote de equipamentos de série, com direção elétrica com função para deixá-la mais leve em manobras, computador de bordo com 18 funções, bancos de couro com regulagem elétrica e aquecimento, ar-condicionado digital de duas zonas, airbags frontais e controles de estabilidade e tração.
Entre os opcionais estavam o famoso teto solar panorâmico Sky Window com sete lâminas de vidro. Mas tudo isso tinha um preço. O Fiat Stilo Abarth custava o equivalente a R$ 230 mil, em valores corrigidos, lá em 2002.
O alto preço foi o principal motivo para o Stilo Abarth ser retirado de linha, no final de 2008, com menos de mil unidades produzidas durante os seus seis anos de vida.
Confira na Webmotors ofertas de Fiat Stilo em todo o Brasil!
Fiat 500 Abarth
Cinco anos depois de o Stilo Abarth sair de linha, a Fiat trouxe ao Brasil a versão esportiva do subcompacto 500 preparada de fábrica pela sua divisão de alto desempenho. No final de 2014 chegava ao país, importado do México, o Fiat 500 Abarth. O hot hatch tinha preço inicial de R$ 79.300.
Do pacato 500, o Abarth tinha apenas a “casca”, uma vez que o conjunto mecânico era totalmente exclusivo da versão mais invocada. As suspensões e os freios eram preparados para lidar com o maior desempenho do motor MultiAir 1.4 turbo de quatro cilindros a gasolina. Apesar de não ter injeção direta de combustível, o propulsor entregava 167 cv de potência e 23 kgf.m de torque, combinado ao câmbio manual de cinco marchas.
Os dados de fábrica divulgados na época informavam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e velocidade máxima de 214 km/h.
Além do visual externo mais agressivo por conta dos para-choques com entradas de ar maiores, das saias laterais, das rodas de 16 polegadas e do escape com duas ponteiras, o 500 Abarth era o mais equipado da gama 500: bancos esportivos, painel com tela TFT e ar digital faziam parte do pacote.
Entre os opcionais, o 500 Abarth podia receber teto solar elétrico e sistema de som Beats assinado pelo produtor musical Dr. Dre.
Assim como o Stilo, o 500 Abarth também teve vida curta no Brasil devido às baixas vendas, prejudicadas pelos altos preços. A versão esportiva deixou de ser oferecida em 2018 junto com as demais configurações.
Procura um Fiat 500? Confira ofertas em todo o Brasil!
Comentários