Estratégia muda, picape decola e Fiat comemora

Vendas fortes no varejo mostram que a Fiat conseguiu posicionar a trabalhadora Strada também como um carro de passeio

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Estratégia muda, picape decola e Fiat comemora
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Fiat Strada foi o veículo mais vendido do Brasil em 2024, levando em consideração automóveis de passeio e veículos comerciais leves. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta quarta-feira (8), a picape pequena cravou 144.684 emplacamentos.

Mais do que um simples título, a Strada estabelece uma pequena hegemonia. Este é o quarto ano seguido que o modelo desenvolvido para o trabalho pesado sobe no degrau mais alto do pódio dos mais comercializados do país.

 Fiat fez da Strada uma picape de passeio interessante, elevando assim as vendas no varejo em 2024
Fiat Strada Ranch Turbo 3209
Legenda: Fiat fez da Strada uma picape de passeio interessante, elevando assim as vendas no varejo em 2024
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No entanto, uma sutil e muito inteligente mudanças na estratégia foi fundamental para manter a Strada no topo de 2023 para 2024. Na surdina (e é assim que tem que ser mesmo), a Fiat conseguiu posicionar a picape pequena não somente como um veículo desenvolvido 100% para o "trampo", mas também como um bom carro de passeio equipado com itens de conforto encontrado em SUVs e sedãs, mas em uma estrutura mais resistente e apta para eventuais serviços pesados.

Na realidade a marca italiana apenas implantou na sua picapinha o que já é observado há algum tempo nas caminhonetes de outros segmentos, especialmente nas intermediárias (Ford Maverick, Ram Rampage, Chevrolet Montana e até mesmo Fiat Toro). Que é uma migração dos consumidores de hatches e sedãs não exatamente para um SUV, mas para uma picape. Tanto que o mercado de caminhonetes tem crescido em vendas e em opções de modelos.

 Atualmente a Strada tem sete versões, e os preços vão de R$ 105.990 a R$ 141.990
Fiat Strada Ranch Turbo 3174
Legenda: Atualmente a Strada tem sete versões, e os preços vão de R$ 105.990 a R$ 141.990
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Com essa mudança pontual e pouco perceptível, a Strada teve um forte crescimento de 54,6% dos emplacamentos no varejo e uma elevação mais sutil de 7,1% nas vendas diretas de 2023 para 2024. Mas é preciso reforçar: as diretas ainda representam a maior parte das vendas da picape da Fiat.

Veja a tabela abaixo:

Ano

Total de Vendas

Vendas Diretas

Vendas Varejo

2023

120.600

87.966 (73%)

32.634 (27%)

2024

144.684

94.231 (65,1%)

50.453 (34,9%)

De acordo com números exclusivos obtidos pelo WM1 que fortalecem o crescimento no varejo, as versões da Strada com câmbio automático e motor turbo (Volcano, Ultra e Ranch) representam 64% das vendas no varejo e apenas 8% nas vendas diretas.

Vale destacar ainda que a Strada tem como única concorrente direta a Volkswagen Saveiro, que tem uma estratégia completamente diferente em termos de produto e também de comercialização, com foco totalmente voltado para vendas diretas. Para se ter uma ideia, a caminhonete pequena da marca alemã teve 56.984 emplacamentos em 2024, sendo 52.754 de vendas diretas (92,6%) e somente 4.230 de vendas varejo (7,4%).

Fiat Strada, a polivalente

A Fiat Strada é oferecida atualmente em sete versões. Existem opções de cabine simples de duas portas e cabine dupla de quatro portas, câmbio manual ou automático, motor aspirado ou turbo. Os preços partem de R$ 105.990 e chegam a R$ 141.990. Confira todas as informações na Catálogo Webmotors.

Strada é um projeto antigo e já mostra o peso da idade; no entanto, continua vendendo muito bem
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

No entanto, o que faz da Strada uma caminhonete desejada também para o passeio é a boa lista de equipamento de série, especialmente nas configurações topo de linha. Estamos falando de direção elétrica, bancos e volante multifuncional revestidos com couro, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, quatro airbags, faróis full LED, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, entre outros equipamentos que colocam a picape em pé de igualdade aos SUVs.

Mas nem tudo é as mil maravilhas na Strada. Apesar de a imagem ter mudado um pouco, a picape da Fiat foi desenvolvido para o trabalho, e é um projeto antigo. O espaço traseiro, por exemplo, é muito ruim mesmo para pessoas de estatura mediana. A falta de um ajuste de profundidade da coluna de direção dificulta encontrar encontrar a melhor posição ao volante. E tudo parece estar um pouco apertado na cabine, mesmo para o motorista.

Fato é, no entanto, que a Strada é um sucesso absoluto. E a pergunta que fica é: até quando?

 

Tags:Fiat
Comentários