A Fiat Strada foi o veículo mais vendido do Brasil em 2024, levando em consideração automóveis de passeio e veículos comerciais leves. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta quarta-feira (8), a picape pequena cravou 144.684 emplacamentos.
Mais do que um simples título, a Strada estabelece uma pequena hegemonia. Este é o quarto ano seguido que o modelo desenvolvido para o trabalho pesado sobe no degrau mais alto do pódio dos mais comercializados do país.
No entanto, uma sutil e muito inteligente mudanças na estratégia foi fundamental para manter a Strada no topo de 2023 para 2024. Na surdina (e é assim que tem que ser mesmo), a Fiat conseguiu posicionar a picape pequena não somente como um veículo desenvolvido 100% para o "trampo", mas também como um bom carro de passeio equipado com itens de conforto encontrado em SUVs e sedãs, mas em uma estrutura mais resistente e apta para eventuais serviços pesados.
Na realidade a marca italiana apenas implantou na sua picapinha o que já é observado há algum tempo nas caminhonetes de outros segmentos, especialmente nas intermediárias (Ford Maverick, Ram Rampage, Chevrolet Montana e até mesmo Fiat Toro). Que é uma migração dos consumidores de hatches e sedãs não exatamente para um SUV, mas para uma picape. Tanto que o mercado de caminhonetes tem crescido em vendas e em opções de modelos.
Com essa mudança pontual e pouco perceptível, a Strada teve um forte crescimento de 54,6% dos emplacamentos no varejo e uma elevação mais sutil de 7,1% nas vendas diretas de 2023 para 2024. Mas é preciso reforçar: as diretas ainda representam a maior parte das vendas da picape da Fiat.
Veja a tabela abaixo:
De acordo com números exclusivos obtidos pelo WM1 que fortalecem o crescimento no varejo, as versões da Strada com câmbio automático e motor turbo (Volcano, Ultra e Ranch) representam 64% das vendas no varejo e apenas 8% nas vendas diretas.
Vale destacar ainda que a Strada tem como única concorrente direta a Volkswagen Saveiro, que tem uma estratégia completamente diferente em termos de produto e também de comercialização, com foco totalmente voltado para vendas diretas. Para se ter uma ideia, a caminhonete pequena da marca alemã teve 56.984 emplacamentos em 2024, sendo 52.754 de vendas diretas (92,6%) e somente 4.230 de vendas varejo (7,4%).
A Fiat Strada é oferecida atualmente em sete versões. Existem opções de cabine simples de duas portas e cabine dupla de quatro portas, câmbio manual ou automático, motor aspirado ou turbo. Os preços partem de R$ 105.990 e chegam a R$ 141.990. Confira todas as informações na Catálogo Webmotors.
No entanto, o que faz da Strada uma caminhonete desejada também para o passeio é a boa lista de equipamento de série, especialmente nas configurações topo de linha. Estamos falando de direção elétrica, bancos e volante multifuncional revestidos com couro, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, quatro airbags, faróis full LED, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, entre outros equipamentos que colocam a picape em pé de igualdade aos SUVs.
Mas nem tudo é as mil maravilhas na Strada. Apesar de a imagem ter mudado um pouco, a picape da Fiat foi desenvolvido para o trabalho, e é um projeto antigo. O espaço traseiro, por exemplo, é muito ruim mesmo para pessoas de estatura mediana. A falta de um ajuste de profundidade da coluna de direção dificulta encontrar encontrar a melhor posição ao volante. E tudo parece estar um pouco apertado na cabine, mesmo para o motorista.
Fato é, no entanto, que a Strada é um sucesso absoluto. E a pergunta que fica é: até quando?