Um dos hatchs que causou mais burburinho no seu lançamento, o Palio foi presença marcante no Brasil por mais de 20 anos. Eterno concorrente do VW Gol, o hatch da Fiat conseguiu, inclusive, ocupar o posto de carro mais vendido no Brasil por um único ano.
Para homenagear - e também recordar o modelo -, selecionamos as duas gerações e algumas versões mais marcantes do Palio. Apesar dos diversos visuais, o modelo teve apenas duas grandes mudanças de fato. Confira!
Lançado em 1996, o Palio causou um bafafá no segmento junto com o Chevrolet Corsa. Ambos tinha um visual mais redondinho - também adotado pelo VW Gol. Queridinho logo de cara, o Palio tinha equipamentos opcionais que só vieram a ser de série no segmento muito tempo depois. Por exemplo, as primeiras unidades poderiam ser equipadas com freios ABS e até mesmo airbags!
Foi na primeira geração que o Palio rendeu outros frutos para a Fiat. A marca lançou primeiramente a versão station wagon Weekend. Depois veio o sedã Siena e a picape Strada.
Mantendo a aparência redondinha, o Palio ficou mais moderno no fim de 2000. Com uma reestilização de grife, assinada pelo estúdio de Giorgetto Giugiaro, o compacto ganhou aparência mais arrojada e interessante. As mudanças também foram estendidas ao modelos derivados. Prática adotada por muito tempo na linha, a versão mais básica do Palio manteve o visual antigo.
Três anos depois, em 2003, mais uma mudança. Esta, talvez, a mais icônica e reconhecida do modelo. Também assinada por Giorgetto Giugiaro, esse modelo do Palio ganhou o apelido de 'Pitbull' em alguns estados do Brasil, por conta do seu visual, que alguns diziam lembrar o focinho do cachorro da raça.
Foi nesse modelo que a Fiat ressuscitou a sigla esportiva R, tradicional no Uno dos anos 1990. O Palio 1.8 R era a versão topo de linha do hatch. Essa fase do Fiat foi vendida até 2014, como versão de entrada do Palio.
Mais de 10 anos depois e o Palio continuava com a mesma plataforma. Na terceira reestilização, em 2007, o modelo ganhou visual mais genérico, com faróis afilados. Manteve a versão 1.8 R, agora, inclusive, com opção de carroceria com apenas duas portas para reforçar a proposta esportiva.
O Palio com desenho antigo continuou à venda, com o sobrenome Economy e focado em melhor eficiência de combustível - aliviado em equipamentos e com preço mais barato.
Enfim, o Palio ganhou sua segunda geração. Usando a plataforma do novo Uno, o hatch chegou completamente diferente em 2011. Além da nova base, o Palio tinha desenho mais atraente e moderno, mantendo as características arredondas. Essa geração marcou a separação do Palio do Siena, que ganhou identidade própria, ficou maior e adotou o nome Grand Siena para enfrentar a concorrência.
A nova geração trocou a versão esportiva 1.8 R pela Sporting, apesar do motor continuar sendo o mesmo - com alguns toques de modernidade. A geração que encerrou o ciclo do Palio foi a responsável pelo ápice do modelo. Em 2014, o hatch da Fiat foi o carro mais vendido do Brasil, desbancando o eterno concorrente Gol. Permaneceu em linha até 2018.