A Fiat trata o Pulse como seu grande lançamento dos últimos tempos e isso fica claro na estratégia da marca. O fabricante mostra o seu novo utilitário esportivo compacto em "pílulas" e a mais nova é a data de estreia do modelo. O crossover será apresentado oficialmente no dia 19 de outubro, mas nós do WM1 adiantamos vários detalhes sobre o carro.
O Fiat Pulse será o carro da marca italiana que estreará o novo motor 1.0 turbo da família GSE - que já originou o 1.3 que equipa as linhas 2022 da Toro e do Jeep Compass. Com injeção direta e variação nos comandos, a unidade de três cilindros vai gerar potência entre 120 e 130 cv no SUV compacto.
Caberá ao crossover, ainda, debutar o câmbio do tipo CVT - continuamente variável - na linha da marca italiana e do Grupo Stellantis no Brasil. As opções de entrada do Fiat Pulse, contudo, usarão o 1.3 Firefly aspirado de 109/101 cv com caixa manual de cinco marchas.
A gama deve reunir entre quatro e cinco versões de acabamento. Como WM1 já adiantou, os preços vão começar acima dos R$ 85 mil e chegarão perto dos R$ 105 mil. A ideia da montadora é brigar com modelos como Renault Duster, Caoa Chery Tiggo 2, Nissan Kicks, mas mirar especialmente no VW Nivus, que só tem duas configurações, e nos modelos de entrada do Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.
A linha sairá de fábrica com quatro airbags, os obrigatórios por lei controles de estabilidade e de tração, ar-condicionado, direção elétrica, trio, chave do tipo canivete, quadro de instrumentos com tela digital de 7" e assistente de partida em rampas. As versões mais caras vão agregar partida do motor por botão, airbags de cortina, painel 100% eletrônico, ar automático e carregador de celular por indução.
As duas versões topo de linha com motor turbo do Fiat Pulse ganharão o pacote Adas, com equipamentos de auxílio ao motorista. Estão previstos o sistema de detecção e alerta de obstáculos (pedestres, ciclistas, motos e carros), frenagem autônoma de emergência, monitor de permanência em faixa, sensor de ponto cego e estacionamento semi-automático.
Nas configurações iniciais, o Fiat Pulse adotará uma nova central multimídia, com display de pouco mais de 8" e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. As opções topo de linha terão sistema com tela de 10" destacada do painel e conexão sem fio com os sistemas operacionais dos smartphones. O modelo também terá wi-fi a bordo.
O SUV compacto vai trazer a plataforma de serviços digitais da Fiat, a Connect Me, já encontrada na Toro 2022. O sistema permite operar funcionalidades do veículo de forma remota, por meio de smartphone, smartwatch e assistente virtual. Desde ligar e desligar o carro, travar as portas e acessar informações de manutenção, até buscar restaurantes e estacionamentos em sincronia com o GPS.
O sistema atualmente é compatível com a Alexa, assistente virtual da Amazon. A novidade é que no Fiat Pulse o Connect Me terá compatibilidade com o Google Assistant.