#Fast ou #fake: Fiat Punto T-Jet deixou saudades

Versão vendida no Brasil entre 2009 e 2016 tinha motor 1.4 turbo de 152 cv e câmbio manual: zero a 100 km/h em 8,4 s

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. #Fast ou #fake: Fiat Punto T-Jet deixou saudades
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Fiat Punto T-Jet é um carro que deixou saudades. Hoje é cultuado por muitos aficionados por entregar, além de um visual esportivo bem interessante, desempenho valente e muita diversão ao volante graça a uma combinação que não tem erro: motor turbo e câmbio manual.

Fiat Punto T Jet 03
O Fiat Punto T-Jet tinha motor 1.4 turbo de 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque
Crédito: Fiat/Divulgação
toggle button

Fiat Punto T-Jet: saudades do que vivemos

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Vendido no Brasil entre 2009 e 2016, o Punto T-Jet era equipado com um motor 1.4 turbo a gasolina de quatro cilindros, 16 válvulas e injeção multiponto, que gerava 152 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 21,1 kgfm a partir de 2.250 giros. O câmbio era manual de cinco marchas.

Com esse conjunto, os números de performance do hatch nervosinho eram bem interessantes. A velocidade máxima era de 203 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontecia em interessantíssimos 8,4 segundos. Mas este número poderia ser melhor, pois o turbo do T-Jet “enchia” um pouco tarde demais – somente depois das 2.000 rotações –, o que o tornava moroso em baixas rotações. Para falar a verdade, ele, até os 2.000 giros, tinha a desenvoltura mansa de um Punto 1.4 aspirado...

O visual esportivo com saída dupla de escape era um dos diferenciais do Punto T-Jet
Crédito: Fiat/Divulgação
toggle button

Acima disso, dirigir o Punto T-Jet era pura diversão, pois dava para extrair uma performance mais agressiva trabalhando em rotações mais elevadas. A suspensão era mais firme que a do Punto comum, mas não chegava nem perto de ser desconfortável. Um ponto interessante era o câmbio, que tinha um escalonamento que evitava a troca de marchas a todo momento, como acontecia com o também aposentado Renault Sandero R.S..

Procurando um Fiat Punto T-Jet?

O Fiat Punto T-Jet, como dissemos anteriormente, é um carro muito cultuado. Por isso, não é fácil encontrar uma unidade à venda. Atualmente, apenas 27 unidades estão anunciadas na Webmotors com preços que partem de R$ 38.900 e podem passar da casa dos R$ 80 mil.

Atualmente apenas 27 unidades do Fiat Punto T-Jet estão anunciadas na Webmotors
Crédito: Fiat/Divulgação
toggle button

Como é um carro que estimula a esportividade, muitas unidades do Punto T-Jet passaram por modificações técnicas para que pudessem entregar uma performance ainda mais forte. O mesmo aconteceu com Sandero R.S. e Citroën DS3. Por isso, caso o objetivo seja ter um original, não deixe de fazer uma análise precisa do exemplar desejado.

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

Comentários