Apenas duas gerações formam a história de um dos carros de maior sucesso da história da Fiat. Uma durou 22 anos, de 1998 a 2020; a segunda tem pouco mais de quatro anos completos (2020-2024) e já acumula mais de 600 mil unidades produzidas. Falamos do fenômeno que é a Fiat Strada.
A picape compacta - que lidera o mercado nacional desde 2021, acumulando meio milhão de vendas desde o surgimento de sua segunda geração - continua conquistando marcos importantes. Feita em Betim (MG), recentemente a picape atingiu a marca de dois milhões de unidades emplacadas no Brasil.
A Stellantis ainda afirma que o ano de 2024 é especial para a picape, que bateu outros recordes no volume de vendas nos últimos meses e acumula mais de 115 mil unidades registradas na temporada - embora desta vez a briga não esteja tão simples, já que o Volkswagen Polo vem forte na disputa pelo posto de carro mais emplacado do mercado.
"Quando se trata de picape, somos referência no mercado e estamos sempre à frente em inovações. Desde seu lançamento - passando pela cabine dupla, pela primeira transmissão automática CVT da categoria e ao motor turboflex - a Fiat continua a reescrever a história de sucesso da Strada, sempre atendendo às demandas dos clientes", diz Alexandre Aquino, Vice-presidente da Fiat América do Sul.
"Nossa picape é líder de mercado e conquistou os clientes e toda a indústria automotiva, recebendo inúmeros prêmios e batendo recordes ao longo dos últimos anos", complementou o executivo.
Lançada em 1998, a Strada desempenhou um papel central no mercado brasileiro, com uma trajetória de sucesso e protagonismo que inclui diversas inovações e contínuo crescimento de popularidade.
A picape sempre trouxe inovações significativas. Pioneira em vários momentos da história – como a introdução da cabine estendida, em 1999; a cabine dupla, em 2009, e a revolucionária terceira porta, em 2013 –, ela passou por uma renovação completa em 2020, ganhou uma geração inédita e tornou-se ainda mais robusta e tecnológica.
A nova geração veio "para revolucionar o segmento", segundo a Fiat, com mudanças significativas - como a inédita configuração de cabine dupla com quatro portas, suspensões renovadas, maior altura do solo e ângulos de ataque (até 24º) e de saída (até 28º) que estão entre os melhores da categoria.
Foi em 2021 que a Fiat introduziu a transmissão automática CVT, a primeira desse tipo para picapes pequenas no Brasil.
Em 2023, a linha 2024 trouxe ainda mais novidades, incluindo o motor motor turbo flex e a nova versão Ultra, aumentando ainda mais a gama de configurações.
Além do grande sucesso no Brasil, atualmente a Fiat Strada também é exportada para alguns países da América do Sul, como Uruguai, Paraguai e Argentina.