E a Fiat Strada fechou 2023 como o carro mais vendido do Brasil. Foram 120.600 emplacamentos da picape leve, que com o resultado garantiu o tricampeonato entre os automóveis de passeio e comerciais leves.
Além da Fiat Strada, o outro único carro que ultrapassou a barreira das 100 mil unidades em 2023 no mercado brasileiro foi o Volkswagen Polo. O compacto teve 111.242 unidades emplacadas no período, e ficou com a ponta entre os automóveis de passeio.
A Strada é um dos únicos remanescentes do segmento de picapes compactas no mercado brasileiro, já que Fiat Toro e Renault Oroch ficam posicionadas acima, enquanto a Chevrolet Montana cresceu em sua terceira geração.
A única concorrente direta do modelo da Fiat é a Volkswagen Saveiro, que passou recentemente por uma reestilização, mas fechou o 2023 bem atrás em vendas: 46.600 unidades - em terceiro lugar. Entre as duas apareceu justamente a Fiat Toro, que nem é do mesmo segmento - somou 51.303 unidades.
Lançada em 1998 como substituta da picape Fiat Fiorino, a Strada se firmou nos anos seguintes como a favorita do mercado de picapes leves, combinando robustez e baixo custo de manutenção. Tanto que o modelo é o comercial leve mais vendido do Brasil há duas décadas.
Em meados de 2020, a Fiat Strada ganhou uma segunda geração. Se a picape antiga era bem forte apenas nas vendas diretas, o novo modelo passou a entregar números significativos de venda também para pessoas físicas.
Foi resultado da mudança da estratégia da marca italiana para a Strada. Mantendo as versões de trabalho, a picape de nova geração ganhou logo na estreia uma pioneira variação cabine dupla, com quatro portas.
A novidade foi complementada nos anos seguintes por outras, feitas sob medidas para quem usaria a picape como carro de passeio. Caso do câmbio automático CVT e, mais recentemente, do motor 1.0 turbo de 130 cv.