O mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves registrou uma leve recuperação em 2021 após a queda registrada em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Fenabrave (associação dos concessionários), 1.974.431 veículos dessas duas categorias foram emplacados em 2021, aumento de 1,2% as 1.950.754 unidades comercializadas no ano anterior.
No entanto, os 337.623 emplacamentos registrados em dezembro do mercado geral (automóveis, comerciais leves, motocicletas, caminhões, ônibus, implementos rodoviários) foram 7% menores que os do último mês de 2020.
Somadas todas as categorias, o mercado brasileiro teve um crescimento de 10,57% (3.497.077 unidades) em 2021, quando comparado com o acumulado de 2020 (3.162.654 unidades).
De volta ao mercado de automóveis e comerciais leves, a Fiat Strada encerrou a hegemonia de seis anos do Chevrolet Onix. A picape compacta teve 109.107 emplacamentos ante as 73.623 unidades do hatch, que teve a produção prejudicada pela paralisação das atividades da fábrica da General Motors em Gravataí (RS) devido à falta de componentes eletrônicos.
Modelo feito em Piracicaba (SP), o Hyundai HB20 teve 86.455 emplacamentos em 2021, número que o coloca pela primeira vez na liderança entre os automóveis da categoria. O Fiat Argo ficou com a segunda posição do segmento de hatches, com 84.644 unidades vendidas no ano passado. Com as seus 73.623 exemplares vendidos, o Chevrolet Onix terminou em terceiro.
Diferentemente do hatch Onix, o Chevrolet Onix Plus conseguiu se manter na liderança do segmento com 54.707 emplacamentos, montante que o garantiu na décima posição do ranking geral de automóveis. O segundo sedã mais vendido foi o médio Toyota Corolla (34.249 unidades), seguido pelo Volkswagen Voyage (28.593 unidades), o terceiro colocado.
O Jeep Renegade recuperou a liderança entre os SUVS - que havia conquistado em 2019 e perdido para o Volkswagen T-Cross em 2020. O modelo teve 73.913 unidades comercializadas, volume que o fez assumir a terceira posição no ranking geral de automóveis com uma vantagem de apenas 290 carros em relação ao Chevrolet Onix. A segunda colocação na categoria também foi da Jeep, com o Compass (70.906), e a terceira do Hyundai Creta (64.759).
Na contagem geral das picapes, a Fiat Strada (107.109 emplacamentos) superou com folga a segunda colocada, a “irmã” maior Fiat Toro (70.890 unidades). Com 45.893 emplacamentos, a Toyota Hilux ficou na terceira posição da categoria, mas garantiu o posto de picape média mais vendida do país em 2021.
Em mais um ano para ser comemorado pela Porsche, o icônico 911 terminou na liderança do segmento de esportivos com 878 emplacamentos – número considerável para um carro que tem preço inicial de R$ 709 mil sem contar os inúmeros opcionais. Abaixo do segundo colocado, Ford Mustang (485 unidades), a marca alemã garantiu a terceira posição com o elétrico Taycan (379 unidades). Os Porsche Boxster (220 emplacamentos) e Cayman (111 unidades) terminaram em 2021 nas quinta e sétima posições da categoria, respectivamente.
Com 431.035 automóveis e comerciais leves vendidos em 2021, a Fiat terminou o último ano na liderança do mercado brasileiro com 21,83% de participação. A marca italiana superou as 302.270 unidades da Volkswagen (15,31%) e as 242.106 unidades da General Motors (12,26%).
A Hyundai assumiu a quarta posição com participação de 9,33% (184.284 veículos), à frente de marcas como Toyota (172.945 unidades e 8,76% de participação) e Jeep (148.763 unidades; 7,53%).