Titano cresce mais de 500%, mas Fiat não faz festa

Picape média tem forte crescimento nas em maio em relação a abril, quando emplacou apenas 43 unidades

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Titano cresce mais de 500%, mas Fiat não faz festa
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Fiat Titano começa a dar sinais de vida. Depois de emplacar apenas 43 unidades em abril, a picape média melhorou significativamente seus números em maio, mas ainda não tem muito o que comemorar.

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Titano teve 260 unidades vendidas no último mês, o que representa um forte crescimento de 504,6%.

Apesar da expressiva melhora em termos percentuais, a caminhonete média da Fiat ainda está muito distante de incomodar suas adversárias.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para se ter uma ideia, a Volkswagen Amarok, que com certa frequência segurava a lanterninha das picapes médias no ranking de vendas, em maio cravou 582 unidades comercializadas.

Fiat Titano Ambientadas 021 (1)
Em abril, a Fiat Titano emplacou apenas 43 unidades por conta da greve dos funcionários do Ibama
Crédito: Divulgação/Fiat
toggle button

A expectativa nunca foi de a Titano se tornar a mais vendida em seu segmento. Os números iniciais do modelo da Fiat em abril, entretanto, chamaram a atenção de uma maneira negativa.

No início de maio, o WM1 entrou em contato com a Fiat, que informou que a “paralisação do órgão responsável pela emissão das licenças ambientais exigidas pela legislação vigente” estava prejudicando a liberação das unidades da Titano, que é produzida no Uruguai.

Nesta quinta-feira (6), a reportagem entrou novamente em contato com a marca, que reafirmou que ainda há muitos problemas de liberação.

Um ponto importante a se destacar dessa vez é que existe a possibilidade de pedidos serem cancelados por conta dos atrasos. "Identificamos, ainda, que muitos pedidos em carteira correm o risco de serem cancelados, já que não há uma previsão de data de entrega", diz um trecho da nota encaminhada pela Comunicação da Stellantis.

Confira a nota na íntegra:

"A Stellantis informa que suas marcas, a exemplo de outras empresas do setor, têm sido fortemente impactadas pela paralisação do órgão responsável pela emissão das licenças ambientais exigidas pela legislação vigente. Com isso, veículos importados seguem no aguardo da liberação da documentação necessária para serem comercializados no país. Identificamos, ainda, que muitos pedidos em carteira correm o risco de serem cancelados, já que não há uma previsão de data de entrega. A Stellantis acompanha diariamente o andamento do tema para minimizar ao máximo os impactos junto aos concessionários e consumidores."

Segmento das picapes médias tem queda em maio

Praticamente todas as picapes médias registraram queda nas vendas em maio na comparação com abril. Apenas a Titano e a Amarok aumentaram o volume de emplacamentos.

Mesmo neste cenário, a líder de vendas – e aparentemente imbatível – continuou sendo a Toyota Hilux, que em maio obteve 3.393 unidades vendidas. A segunda colocada no período foi a renovada Chevrolet S10, com 2.311 caminhonetes emplacadas, seguida pela Ford Ranger, com 2.306.

Na quarta posição, já fora do pódio, ficou a Nissan Frontier (1.054 emplacamentos), ultrapassando a Mitsubishi L200 (938). Fecham a lista a Amarok, na sexta posição, e Titano, na sétima colocação.

Nissan Frontier 2024 (30)
A Nissan Frontier emplacou 1.054 unidades em maio e deixou a Mitsubishi L200 para trás
Crédito: Divulgação
toggle button

Veja o ranking das picapes mais vendidas em maio:

  1. Toyota Hilux - 3.393 emplacamentos
  2. Chevrolet S10 - 2.311 emplacamentos
  3. Ford Ranger - 2.306 emplacamentos
  4. Nissan Frontier - 1.054 emplacamentos
  5. Mitsubishi L200 - 938 emplacamentos
  6. Volkswagen Amarok - 582 emplacamentos
  7. Fiat Titano - 260 emplacamentos
  8. Importante destacar que Fiat Toro, Ram Rampage, Chevrolet Montana, Renault Oroch e Ford Maverick são consideradas, dentro da análise do WM1, picapes intermediárias.

    Vídeo relacionado

     

    Tags:Fiat
    Comentários