A Titano começa a mostrar que não veio ao Brasil a passeio. Após um início de vendas preocupantes, a primeira picape média da Fiat engrenou e, em novembro, se firmou como uma ameaça real para Volkswagen Amarok, Nissan Frontier e Mitsubishi Triton (antigamente L200).
De acordo com dados preliminares divulgados na sexta-feira (29) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Titano acumula 904 emplacamentos até o momento, o que já representa seu melhor mês de vendas desde sua estreia no mercado brasileiro.
Pensando em trocar de carro? Anuncie agora na Webmotors
Em novembro, a Amarok, que recentemente passou por sua primeira atualização profunda após mais de uma década e deu uma turbinada nas vendas, acumula 776 picapes médias emplacadas.
Já a L200, que na última semana ganhou nova geração e passou a se chamar somente Triton, soma no penúltimo mês do ano 982 unidades comercializadas. Já a Frontier parece ter “atolado” nas vendas desde outubro, registrando em novembro (até o momento) 342 emplacamentos, somente.
Ainda faltam poucos dias de vendas no mês e algumas coisas, claro, podem mudar. Mas fato é que a Titano mostra em novembro que tem pretensões maiores no mercado brasileiro do que ser a inofensiva irmã mais velha das consagradas Strada e Toro.
Fabricada no Uruguai, a Fiat Titano teve muitos problemas no início de suas vendas no Brasil. Por conta de uma operação tartaruga do Ibama, muitas unidades da picape média ficaram presas e não puderam ser entregues. E isso se arrastou por meses. Em março, por exemplo, apenas uma Titano foi emplacada.
Após o problema burocrático ser solucionado, as vendas da picape média da Fiat começaram a se normalizar, mas com números modestos. Rapidamente a marca trabalhou nos preços, ajustou bônus e descontos, e aos poucos a Titano foi melhorando seus índices, até achegar agora em novembro com um recorde “pessoal” de vendas.
Para 2025 é muito possível que a Fiat Titano dispute com Amarok, Frontier e Triton a quarta posição de picape média mais vendida do Brasil. Para subir no pódio, a missão será mais difícil, já que Chevrolet S10, Ford Ranger e especialmente Toyota Hilux estão em um outro patamar.