Fiat Titano foi o nome escolhido pela fabricante italiana para o modelo que vai marcar a sua estreia no mercado brasileiro de picapes médias.
Além do nome, confira a seguir outros detalhes que já sabemos sobre essa novidade - e quais serão suas principais concorrentes do modelo por aqui.
Segundo a Fiat, o nome Titano vem entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo em sua ascensão ao poder. Além disso, pode ser vinculado também ao metal titânio, o mais resistente usado pela indústria de alta tecnologia.
Apesar de ser um produto inédito, já se sabe que a Fiat Titano será uma variação da picape Peugeot Landtrek, porém com o logotipo da marca italiana. A Landtrek é montada no Uruguai e, por sua vez, é baseada na chinesa Changan Kaicene F70.
Isso já permite saber quais serão as medidas aproximadas da Titano, já que a Landtrek tem 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura e entre-eixos de 3,18 m.
Já a capacidade de carga nas variações a diesel fica entre 1.105 quilos (câmbio manual) e 1.020 quilos (câmbio automático).
A Fiat ainda não divulgou as opções de motorização da Titano. Mas, com base na Landtrak vendida no Chile, já podemos fazer algumas apostas.
Acreditamos que o motor mais forte é o que vai equipar o modelo da Fiat por aqui - o 2.2 BlueHDi turbodiesel, com 180 cv de potência e até 40,8 kgf.m de torque. Essa motorização estreou na Landtrek produzida no Uruguai. De origem Peugeot, oferece 30 cv a mais do que o 1.9 turbodiesel de 150 cv dos exemplares trazidos da China.
Esse propulsor 2.2 turbodiesel pode ser combinado com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas, além de tração 4x2 ou 4x4. Seria um pacote muito mais adequado à realidade do mercado brasileiro de picapes médias.
Aqui, mais uma vez, a referência será a Landtrek. Em sua configuração mais completa, a picape da Peugeot oferece itens como seis airbags, assistente de subida e descida de rampa, faróis de LED, rodas de 18 polegadas, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos de couro, multimídia com tela de 10 polegadas, chave presencial, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.
É uma lista de itens de conforto bem recheada. Porém, o Landtrek fica devendo um pacote tecnológico de assistências, com itens como frenagem autônoma e controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro. Estes itens estão presentes nas versões mais caras de alguns concorrentes.
Se a Fiat não der um "upgrade" no pacote tecnológico da Titano em relação ao da Landtrek, podemos esperar que a configuração mais cara da picape da marca italiana brigue na mesma faixa de preços das versões intermediárias da concorrência. Algo que, aliás, acontece no mercado chileno.
A nossa aposta aqui no WM1 é que a Titano chegue por aqui custando R$ 270 mil em sua versão mais sofisticada, compensando o motor menos potente com um pacote de equipamentos de conforto mais recheado. Esse preço posicionaria o modelo da Fiat pouco abaixo de modelos como a Toyota Hilux SR e a Nissan Frontier Attack.
A Toyota Hilux SR custa R$ 271.090 e tem um propulsor de 204 cv, além de uma lista de equipamentos bem próxima em itens de conforto. Já a picape da Nissan sai por R$ 275.790 e tem motor de 190 cv e um visual aventureiro, mas com um pacote de equipamentos menos recheado.
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