Fiat Uno: a história de 37 anos em 10 fatos épicos

Relembramos 10 momentos marcantes do compacto da marca italiana, que se despede oficialmente do mercado neste fim de ano

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André Deliberato
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O Fiat Uno se despede oficialmente do mercado brasileiro neste final de ano, com uma série especial limitada a 250 unidades chamada "Ciao" (uma das grandes e mais tradicionais expressões italianas, que significa várias coisas naquela língua, mas principalmente "olá").

Para celebrar a linda história do modelo, o WM1 resolveu elencar 10 fatos épicos feitos pelo compacto da Fiat, que desde seu surgimento, em 1984, ficou marcado por ser um modelo diretamente ligado ao pioneirismo dentro de seu segmento. Lembra de algum outro momento histórico? Deixe no campo dos comentários!

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Dez momentos épicos do Fiat Uno

1. Pioneirismo

O Fiat Uno é um carro tradicionalmente ligado ao pioneirismo. Vamos citar três exemplos: o Uno foi o primeiro carro mundial da Fiat a ser vendido no Brasil (o 147 não era global); ele foi o pioneiro no segmento de carros de 1.000 cilindradas (veja no item 2) e ainda o primeiro carro turbo fabricado em série em nosso país.

Tem mais: o Uno também foi o primeiro carro do segmento de hatches de entrada a contar com uma versão quatro portas e oferecer ar-condicionado.

2. Fiat Uno Mille, o primeiro 1.0

O sobrenome Mille ("mil" em italiano) surgiu em 1990 - e depois virou o nome da primeira geração, quando a segunda nasceu em 2010. Foi criado para ser um um carro econômico e barato - e se beneficiar das alíquotas menores de IPI para motores até 1.000 cm³. As vendas nunca deixaram o topo dos rankings, embora nunca tenham superado as do Volkswagen Gol.

Fiat Uno Mille teve uma versão de despedida, chamada "Grazie Mille" ("Mil vezes obrigado")
Crédito: Divulgação
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3. As derivações: Fiorino, Elba, Premio

O Uno também fez família, que nasceu no Brasil e se espalhou por vários países da América Latina e do mundo. Falamos do Fiorino, sua versão furgão; da Elba, a station wagon; e do Premio, o sedã. Embora estes dois últimos tenham feito sucesso, só o Fiorino resistiu ao fim da primeira geração e ganhou uma nova história, baseada no novo Uno de 2010.

4. Séries especiais

O Uno também fica marcado na história por ser um carro que sempre recebeu séries especiais - como esta última anunciada esta semana. Vai dizer que você nunca ouviu falar do Uno Brio; do Uno Itália; do Uno Interlagos; Colllege; Xingu e do Uno Rua?

5. Versões 1.5 R e 1.6 R

Outro fato histórico do carrinho da Fiat é seu lado esportivo. Hoje em dia modelos como os Fiat Uno 1.5 R e 1.6 R são tratados como clássicos - e, dependendo se seu estado de conservação, o valor pode até superar o preço de um modelo 0 km.

De 1987, o Uno 1.5 R vinha com faixas laterais, rodas esportivas, tampa traseira pintada de preto, cintos vermelhos, pneus especiais que calçavam rodas mais largas e freios dianteiros a discos ventilados. Tinha motor de 86 cv, chegava a 162 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 12 s. Já o 1.6 R, de 1989, era ainda mais rápido, pois cumpria o 0-100 km/h em 11,4 segundos.

Fiat Uno 1.5 R tinha a tampa da mala preta para se diferenciar dos outros
Crédito: Divulgação
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6. Uno turbo

Em 1994, a Fiat lançou o Uno Turbo, que, como dissemos, foi o primeiro carro de passeio a vir equipado com turbocompressor de fábrica - fazia de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e tinha velocidade máxima de 195 km/h. Outros detalhes que reforçam seu lado pioneiro eram o resfriador de ar que aumentava a eficiência do turbo e o radiador de óleo que mantinha os níveis corretos de temperatura.

7. Segunda geração

Em 2010, 26 anos após o surgimento do Fiat Uno, a marca decidiu lançar a segunda geração do modelo - esta que viveu até os últimos dias. Lançamento com toda pompa, levou diversos prêmios naquele ano e ganhou ainda mais força para disputar mercado contra o todo-poderoso Volkswagen Gol, já que sua geração anterior, que passou a se chamar Mille, acabou saindo de linha só em 2014.

8. Fiat Uno conversível

A segunda geração do carro recebeu diversas séries especiais, mas um protótipo do modelo com carroceria conversível e equipado com o motor 1.4 T-Jet foi a que mais chamou a atenção.

Este escriba acelerou esse carro fora-de-série em 2010 e nunca esqueceu como aquilo foi divertido. O Uno Cabrio nunca chegou a ser fabricado, mas está registrado como um dos melhores momentos da vida do compacto.

Fiat Uno Cabrio recebeu motor 1.4 turbo do Punto T-Jet, mas não passou de um sonho
Crédito: Divulgação
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9. Vendas históricas

O Uno sempre vendeu MUITO. Não como o Volkswagen Gol, seu maior rival, mas mesmo assim ele teve números bastante expressivos: de acordo com dados da Fiat, hoje do Grupo Stellantis, foram mais de 4,3 milhões de unidades produzidas e emplacadas em nosso mercado ao longo destes quase 40 anos. Isso lhe rende até hoje a marca de ser o carro da Fiat mais vendido até hoje em nosso país.

10. Uno Ciao e Grazie Mille

Para marcar as despedidas, a Fiat fez duas versões especiais. A primeira, do Uno Mille, chamava-se "Grazie Mille" e teve 2.000 unidades. A segunda, revelada esta semana, foi chamada de "Ciao" e terá 250 unidades, todas numeradas, ao preço de R$ 84.990. De acordo com a Stellantis, ele será vendido somente na cor cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto.

Uno Ciao terá apenas 250 unidades, marca o fim de uma era e custa R$ 84.990
Crédito: Divulgação
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