Para celebrar a linda história do modelo, o WM1 resolveu elencar 10 fatos épicos feitos pelo compacto da Fiat, que desde seu surgimento, em 1984, ficou marcado por ser um modelo diretamente ligado ao pioneirismo dentro de seu segmento. Lembra de algum outro momento histórico? Deixe no campo dos comentários!
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Dez momentos épicos do Fiat Uno
1. Pioneirismo
O Fiat Uno é um carro tradicionalmente ligado ao pioneirismo. Vamos citar três exemplos: o Uno foi o primeiro carro mundial da Fiat a ser vendido no Brasil (o 147 não era global); ele foi o pioneiro no segmento de carros de 1.000 cilindradas (veja no item 2) e ainda o primeiro carro turbo fabricado em série em nosso país.Tem mais: o Uno também foi o primeiro carro do segmento de hatches de entrada a contar com uma versão quatro portas e oferecer ar-condicionado.
2. Fiat Uno Mille, o primeiro 1.0
O sobrenome Mille ("mil" em italiano) surgiu em 1990 - e depois virou o nome da primeira geração, quando a segunda nasceu em 2010. Foi criado para ser um um carro econômico e barato - e se beneficiar das alíquotas menores de IPI para motores até 1.000 cm³. As vendas nunca deixaram o topo dos rankings, embora nunca tenham superado as do Volkswagen Gol.3. As derivações: Fiorino, Elba, Premio
O Uno também fez família, que nasceu no Brasil e se espalhou por vários países da América Latina e do mundo. Falamos do Fiorino, sua versão furgão; da Elba, a station wagon; e do Premio, o sedã. Embora estes dois últimos tenham feito sucesso, só o Fiorino resistiu ao fim da primeira geração e ganhou uma nova história, baseada no novo Uno de 2010.4. Séries especiais
O Uno também fica marcado na história por ser um carro que sempre recebeu séries especiais - como esta última anunciada esta semana. Vai dizer que você nunca ouviu falar do Uno Brio; do Uno Itália; do Uno Interlagos; Colllege; Xingu e do Uno Rua?5. Versões 1.5 R e 1.6 R
Outro fato histórico do carrinho da Fiat é seu lado esportivo. Hoje em dia modelos como os Fiat Uno 1.5 R e 1.6 R são tratados como clássicos - e, dependendo se seu estado de conservação, o valor pode até superar o preço de um modelo 0 km.De 1987, o Uno 1.5 R vinha com faixas laterais, rodas esportivas, tampa traseira pintada de preto, cintos vermelhos, pneus especiais que calçavam rodas mais largas e freios dianteiros a discos ventilados. Tinha motor de 86 cv, chegava a 162 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 12 s. Já o 1.6 R, de 1989, era ainda mais rápido, pois cumpria o 0-100 km/h em 11,4 segundos.
6. Uno turbo
Em 1994, a Fiat lançou o Uno Turbo, que, como dissemos, foi o primeiro carro de passeio a vir equipado com turbocompressor de fábrica - fazia de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e tinha velocidade máxima de 195 km/h. Outros detalhes que reforçam seu lado pioneiro eram o resfriador de ar que aumentava a eficiência do turbo e o radiador de óleo que mantinha os níveis corretos de temperatura.7. Segunda geração
Em 2010, 26 anos após o surgimento do Fiat Uno, a marca decidiu lançar a segunda geração do modelo - esta que viveu até os últimos dias. Lançamento com toda pompa, levou diversos prêmios naquele ano e ganhou ainda mais força para disputar mercado contra o todo-poderoso Volkswagen Gol, já que sua geração anterior, que passou a se chamar Mille, acabou saindo de linha só em 2014.8. Fiat Uno conversível
A segunda geração do carro recebeu diversas séries especiais, mas um protótipo do modelo com carroceria conversível e equipado com o motor 1.4 T-Jet foi a que mais chamou a atenção.Este escriba acelerou esse carro fora-de-série em 2010 e nunca esqueceu como aquilo foi divertido. O Uno Cabrio nunca chegou a ser fabricado, mas está registrado como um dos melhores momentos da vida do compacto.
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