A Ford já planejava há meses relançar mais uma versão limitada do Mustang Mach 1, como havíamos antecipado. Agora, finalmente, os planos saíram do papel: a marca apresentou as primeiras imagens oficiais da nova geração do estiloso Mach 1, como podemos ver nas fotos desta nota.
O Mustang Mach 1 voltará ao mercado somente em 2021 e tem chances de ser importado para o Brasil - hoje, o esportivo é vendido em versão única por aqui. O carro não utilizava esta alcunha desde 2004, quando ficou dois anos em linha (2003 e 2004) e também fez uma homenagem ao sobrenome utilizado pelo modelo no final dos anos 1960.
O que é Mach 1? Bom, o sobrenome da edição especial é uma referência à velocidade do som. Ela apareceu pela primeira vez em 1969 e ficou famosa por unir um bom comportamento dinâmico à uma dirigibilidade afiada e ainda ser mais barata que as versões Shelby e Boss. Visualmente, o Mustang Mach 1 se diferenciava no design pelas faixas laterais e pelo capô preto com tomada de ar.
Ele apareceu novamente em outras gerações: em 1971, ganhou suspensão de competição e motores mais potentes; em 1974, devido à crise do petróleo, virou hatch e recebeu rodas diferenciadas; e em 2003-2004, quando se tornou uma versão limitada de 6.500 unidades com preparação especial. Agora, ressurge com grafismo que remete ao de 1969, com entradas de ar redondas, mas fora do capô.
O motor do novo Mustang Mach 1 será um V8 5.0 de 486 cv, a mesma configuração utilizada pelo Mustang Bullitt, mas a caixa de câmbio escolhida será a mesma das versões tradicionais do carro: uma automática de 10 marchas, diferente do Tremec manual de seis velocidades utilizado pelo modelo verde dos filmes. A suspensão também será modificada, mas a Ford não disse como.
A empresa, a propósito, enxerga o Mach 1 como uma "ponte" entre a versão GT (vendida no Brasil) e os modelos da divisão especial Shelby, que têm motor mais forte e mais agilidade.
Por isso, ele é, visualmente, diferente das versões GT e das que utilizam o sobrenome Shelby. O Mustang Mach 1 tem frente própria, rodas com desenho clássico e, opcionalmente, oferece asa traseira, freios da grife Brembo com pinças laranjas e emblemas e faixas de outras cores.
Por dentro, em relação ao Mustang que conhecemos, há uma nova tela inicial no painel de instrumentos, soleiras das portas com placas de identificação que incluem a numeração do chassis e alavanca de câmbio exclusiva. Os preços e quantidade de carros que serão produzidos ainda são informações misteriosas: a Ford disse apenas que o Mach 1 será "relativamente limitado".