Imagine um SUV de 1968 - mais especificamente, um Ford Bronco, este que você vê nas fotos - inteiramente restaurado e equipado com nada mais nada menos que um motor V8 de 5,2 litros sobrealimentado por compressor que pode gerar mais de 700 cavalos, emprestado do Shelby GT500.
Insano?
Pois a Ford Performance e a Sema Garage se uniram para trazer de volta à vida e apresentar na edição deste ano do Sema Show este Bronco 1968 do ator e comediante norte-americano Jay Leno, que realmente ganhou um "transplante de coração" de um Mustang Shelby GT500. A história foi antecipada por nossos colegas do Autologia.mx.
Por fora, o Bronco 1968 mantém todas as linhas e detalhes do modelo original, com pintura em dois tons - uma mistura de branco com azul marinho que os especialistas chamaram de "Tonight Blue" em referência ao famoso programa "The Tonight Show" que Jay Leno apresentou por mais de 20 anos.
Tem mais: a grade é feita de impressão 3D e as rodas de aço estampadas combinam com os detalhes da tinta branca, fazendo com que o carro tenha esse aspecto de SUV pacato da década de 1960, sem revelar o real nível de desempenho que pode oferecer.
O interior mostra um trabalho cuidadoso, mantendo a estética retrô, com estofamento em couro com escotilhas especiais e uma combinação de tinta que combina perfeitamente com o exterior.
A calmaria no visual não conversa com a parte mecânica deste clássico, por mais divertido que essa contradição possa parecer. Com melhorias impressionantes em todas as seções, vamos começar falando sobre o motor V8 Supercharged de 5,2 litros de mais de 700 cavalos que o Bronco compartilha com o atual Mustang Shelby GT500.
Surpreendentemente, quem comanda esse monstro sob o capô é uma caixa manual de cinco marchas desenvolvida pela Tremec, algo que não pode ser alcançado no GT500.
Como se isso não bastasse, o Bronco incorpora um chassi aprimorado, capaz de conter a potência do trem-de-força extremamente poderoso, combinado com um sistema de tração 4x4, com caixa de transferência fabricada pela "Advance Adapters Atlas"; diferenciais da "Eaton Detroit TrueTrac" e eixo de transmissão da "Carolina Driveline".
Além disso, possui um sistema de abafadores da "Borla", freios assinados por "Wilwood" e suspensão de competição com estabilizador desenvolvido pela "Fox", além de pneus BF Goodrich Rugged Trail para uso misto, ou seja, esse Bronco consegue ir bem na estrada e também fora dela.
Vale lembrar aqui uma história peculiar a respeito do Bronco de Jay Leno: durante o último dia de gravação de seu programa, seu parceiro, Craig Ferguson, deixou o SUV no local reservado a Jay, como parte do programa, em tom de brincadeira, mas reconhecendo sua importância como um clássico. E Leno aceitou o presente de bom grado.
Que história! Que momento!