Localizado em Garden Grove, na Califórnia (Estados Unidos), o Automotive Performance Group (APG) soma décadas de experiência no mercado off-road. Sua mais recente preparação apimentou o utilitário-esportivo Ford Bronco com um pacote de desempenho especial.
Chamado de Ford Bronco ProRunner, o carro ganhou guloseimas off-road que incluem coilovers King Race Series de 3,0 polegadas (7,6 cm), amortecedores bypass triplos de 2,5 polegadas (6,3 cm) e 41,9 cm de curso nas suspensões. Essa medida, porém, é limitada a 36,8 cm porque o modelo está equipado com grandes pneus de 40 polegadas (!) nesta preparação, o que é muito impressionante para um jipe baseado em um SUV.
A APG ainda instalou para-lamas dianteiros e traseiros de fibra de carbono, que são 17,8 cm mais largos que os do Bronco padrão. Para assegurar que o Bronco ProRunner rode sem problemas com os pneus maiores, uma unidade de acionamento Ultimate Dana 44 IFS e eixos 300M RCV HD adicionam força significativa à dianteira, enquanto um eixo Ultimate Dana 60 17,8 cm mais largo foi instalado na traseira.
Achou pouco? Pois a empresa californiana adoçou essa versão com tirantes de direção mais largos e pesados e torres de amortecedores levantadas e reforçadas, além de uma inserção de fibra de carbono no capô com luzes indicadoras de LED. Também foi incluído no pacote um hardtop de uma peça.
Vale lembrar que a Ford disponibiliza, nos Estados Unidos, o furioso Bronco Raptor - a versão extrema de fábrica, que tem motor 3.0 V6 biturbo de 405 cv de potência e mais de 57 kgf.m de torque, e suspensões redesenhadas (curso de 33 cm na dianteira e de 35 cm na traseira) para acomodar amortecedores semiativos Fox Racing parecidos com os usados pela F-150 Raptor.
No Brasil, o Ford Bronco Sport, que acabou de chegar à linha 2022, é equipado com motor EcoBoost 2.0 de 253 cv de potência a 5.500 rpm e 38,7 kgf.m de torque a 3.000 rpm, está disponível por R$ 266.090 e não encara uma aventura off-road tão pesada quanto as versões citadas acima.