Sucesso de vendas desde que foi lançado nos Estados Unidos, no ano passado, o novo Ford Bronco ganhou uma versão com capacidade off-road ainda maior. Entre as diversas mudanças, como a suspensão elevada e o motor V6 biturbo de mais de 400 cv, o Bronco Raptor conta com um arsenal de tecnologias para fazer frente ao Jeep Wrangler Rubicon 392.
A Ford deixa claro que se trata de um veículo criado "para as pessoas que gostam de ir para as trilhas", de acordo com Jim Farley, CEO da marca norte-americana.
A principal mudança do Bronco Raptor em relação às versões convencionais do jipe está sob o capô: no lugar do motor 2.7 V6 turbo de 330 cv entra o 3.0 V6 biturbo, também a gasolina. A Ford ainda não divulgou os números de potência e torque, mas no SUV Explorer ST esse propulsor entrega 405 cv e mais de 57 kgf.m, respectivamente.
A fabricante diz que o motor sofreu alterações, como bloco de ferro no lugar do componente em alumínio para aumentar a durabilidade. Os sistemas de admissão e escape, além de um novo intercooler, também foram feitos especialmente para o Bronco Raptor.
A marca diz que o Bronco Raptor será o utilitário 4x4 mais potente de sua categoria, o que indica que o jipão poderá ter mais que os 481 cv do rival Wrangler Rubicon 392, equipado com um motor Hemi V8.
O único câmbio disponível será o automático de 10 marchas compartilhado com a picape F-150 e o esportivo Mustang, entre outros modelos da Ford. Para lidar com o ganho de potência e a maior capacidade off-road, o Bronco Raptor ganhou novos eixos e diferenciais Dana e caixa de transferência com embreagem aprimorada.
O sistema de tração 4x4 foi atualizado com o modo de condução Baja, que melhora o desempenho do veículo em terrenos desérticos - como já ocorre na F-150 Raptor. Essas modificações mecânicas elevaram a capacidade de reboque para 2.041 kg (454 kg a mais que o Bronco normal).
As suspensões foram redesenhadas (curso de 33 cm na dianteira e 35 cm na traseira) para acomodar amortecedores semiativos Fox Racing parecidos com os da F-150 Raptor. Esses componentes ajustam sozinhos a altura de rodagem e a firmeza de acordo com as condições do terreno.
Segundo a Ford, o Bronco Raptor tem 50% a mais de rigidez torcional em comparação com o Bronco convencional. A altura em relação ao solo é de 33,1 cm. Sob o chassi, chapas metálicas protegem os componentes do motor e da transmissão contrachoques de pedras, entre outros obstáculos.
Os compradores do Bronco Raptor poderão escolher entre dois conjuntos de rodas de 17 polegadas, calçadas em pneus BFGoodrich K02 de 37" (os maiores já usados em um Ford de produção à venda nos Estados Unidos). Para acomodar os novos "pisantes", o jipe recebeu alargadores de para-lamas.
Visualmente, o Bronco Raptor se diferencia pelo capô e grade exclusivos. Os faróis e lanternas em LED também são novos, assim como o para-choque com ganchos de reboque embutidos.
Já o interior traz itens de conforto e conveniência, como painel digital de 12", bancos revestidos de couro e camurça, central multimídia, entre outros. Assim como o Jeep Wrangler, o Ford Bronco permite remover as portas e o teto.
As reservas do Bronco Raptor estarão disponíveis em março nos Estados Unidos, pelo preço inicial de US$ 68.500 (cerca de R$ 377 mil na cotação atual).