Depois de muitas prévias e apresentações por etapas, finalmente o Ford Bronco Sport está entre nós. O carro começa a ser importado do México e vendido em nosso país oficialmente a partir desta quinta-feira (20), na versão Wildtrak, criada especialmente para o mercado latino, que chega ao Brasil por R$ 256.900.
O SUV será posicionado no atual line-up de carros da empresa acima do Territory - outro SUV médio, mas que vem importado da China - e abaixo do Edge ST, este já um SUV grande com proposta esportiva trazido do Canadá. Por aqui, o Bronco terá motor 2.0 turbo a gasolina, câmbio automático de oito marchas e sistema de tração 4x4 inteligente sob demanda, além de pegada totalmente aventureira.
O carro chega ao Brasil com uma proposta totalmente diferente da do Territory, apesar de tamanhos parecidos - o Bronco, na verdade, é mais alto e menor. São 4,38 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,81 m de altura e 2,67 m de entre-eixos, contra 4,58 m, 1,94 m, 1,67 m e 2,72 m, respectivamente, do irmão que vem importado da China e tem proposta mais urbana e voltada ao conforto.
É justamente por sua proposta que o Bronco quer disputar o mercado superior, contra as versões a diesel e mais caras do Jeep Compass e modelos como VW Tiguan R-Line 350 TSI; SUVs compactos do segmento premium (como BMW X1, Audi Q3, Mercedes GLA e Volvo XC40) e com o Discovery Sport, que é nacional e pode ter sete lugares, mas carrega a proposta mais parecida com a do modelo da Ford.
O Bronco é um clássico da empresa fora do Brasil. Criado e lançado pela primeira vez em 1966, o SUV já teve cinco gerações (esta nova é a sexta) e, em sua configuração mais lameira - que não é a Sport, mas uma outra maior que ainda é cogitada para nosso país -, se tornou rival com o passar dos anos de modelos como Jeep Wrangler, Land Rover Defender e Mercedes-Benz Classe G.
A configuração escolhida para nosso mercado foi a mais equipada lá fora. Vem com o motor 2.0 turbo da família EcoBoost (o mesmo conjunto que era utilizado pelo Fusion, mas recalibrado), com 240 cv e 38 kgf.m de torque, ligado a um câmbio automático de oito marchas e a um sistema 4x4 com diferentes modos de condução, comandado por uma caixa chamada "Goat Modes".
E esse carro virá completo. Em termos de segurança, nove airbags, sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres; alerta de colisão frontal com assistente de frenagem; alerta de tráfego cruzado; aviso de ponto cego; sistema de reconhecimento de placas e também de manutenção do carro na faixa e câmera traseira com visão 180º, entre outros itens.
Na parte de conveniência, terá piloto automático com função stop and go; ar-condicionado com saídas para o banco traseiro; tela flutuante de oito polegadas com o sistema Sync de última geração e conexão com o app FordPass Connect; painel de instrumentos com tela digital central de 4,2 polegadas (com dois mostradores analógicos nas laterais); volante multifuncional com controles do piloto automático e do áudio, vidros elétricos nas quatro portas e coluna de direção ajustável em altura e profundidade.
Há, também, entradas USB e USB-C, carregador de celular sem fio e som da grife B&O com 1000w de potência.
Assim como o Mustang Mach1, apresentado pela Ford em abril, o Bronco Sport terá conexão com o aplicativo FordPass Connect, que permite que o carro possa receber comandos pelo celular, como travamento e destravamento das portas; partida remota para climatização da cabine e acionamento do alarme para localização.
O app, segundo a Ford, também ajuda o carro a planejar o reabastecimento de forma automática, agendar revisões na concessionária e informar em tempo real situações de tráfego por meio de notificações, bem como oferecer a última localização do veículo no momento em que ele foi desligado e até verificar a pressão dos pneus.
A versão Wildtrak também tem uma série de recursos diferenciados no porta-malas - o vidro tem abertura independente do bagageiro; há um sistema de gerenciamento de carga feito por uma divisória (que pode se transformar em uma mesa, inclusive com "pernas" de apoio), duas tomadas (uma de 110V e outra de 12V), luzes próprias direcionais e até um abridor de garrafas.
Com o Bronco Sport, a Ford quer atingir um público alvo mais seleto, de classe A, com mais de 35 anos e que seja entusiasta, aprecie o life-style de atividades ao ar livre e que tenha rotina intensa - como diretores de empresas que exploram seus carros aos finais de semana, por exemplo.
Serão nove opções de cores - vermelho, marrom, amarelo, branco, prata, cinza, preto e dois tipos de azul -, revestimento interno em tom marrom (com bancos que mesclam couro e veludo) e três anos de garantia, que não se perde mesmo se o comprador optar pelo serviço de blindagem oferecido em parceria com a Leandrini.
Quer saber como foi nosso teste com o carro? Fique atento ao WM1 que oportunamente contaremos nossas primeiras impressões sobre o modelo!