A Ford confirmou que vai oferecer um Mustang com câmbio manual no Brasil, em 2025.
Essa nova variação do esportivo é um dos dez lançamentos que a marca promete fazer no país no ano que vem. O primeiro é a nova Transit, que chegará logo no primeiro bimestre.
A marca do oval azul não deu mais detalhes sobre esse Mustang manual, e se limitou a dizer que o carro será oferecido em uma edição limitadíssima.
Uma curiosidade é que a transmissão manual de seis marchas é de série no Mustang GT vendido nos Estados Unidos mesmo em sua configuração mais completa, que por lá é chamada de Premium. Já por aqui, a história deverá se inverter.
Muito provavelmente a configuração escolhida será muito parecida com a GT Performance já no mercado brasileiro, porém com a caixa manual no lugar do câmbio automático de dez marchas.
Na versão GT, o Mustang é equipado com o motor 5.0 V8 de 488 cv de potência e 57,5 kgf.m de torque. A tração, obviamente, é traseira.
Se antes era um item praticamente obrigatório nos esportivos, o câmbio manual virou uma raridade até mesmo em carros de alto desempenho. De maneira geral, foi substituído pelas transmissões automatizadas de dupla embreagem ou até mesmo pelas caixas automáticas convencionais.
Além do "popular" Honda Civic Type R, de R$ 429.900 e equipado com um motor 2.0 de 297 cv de potência e câmbio manual de seis marchas, o concorrente mais próximo - e mesmo assim, distante - desse Mustang manual no mercado brasileiro será o Porsche 911 Carrera T.
Com motor de seis cilindros e 394 cv de potência, esse "911 para entusiastas" é oferecido com uma transmissão manual de seis marchas. Mas custa bem mais caro que o esportivo da Ford: R$ 929 mil.