Da trabalhadeira XL à insanamente esportiva Raptor, a Ford Ranger é uma das picapes médias com a gama mais ampla no mercado global. E essa linha terá a adição de uma nova versão extrema a partir de 2026, quando estreará a variação Super Duty.
Essa será a primeira vez que a Ranger terá uma variação Super Duty, nomenclatura que normalmente é usada nas versões mais parrudas das picapes Ford Série-F. Para se manter fiel ao legado do nome, essa Ranger peso pesado terá visual mais extremo e pouco em comum com as versões normais.
A começar pelo chassi novo e reforçado, que será combinado a eixos mais parrudos para atingir um Peso Bruto Total (PBT) de 4.500 quilos e uma capacidade de reboque também de 4.500 quilos. Para se ter uma ideia do que isso significa, no Brasil a Ranger Super Duty somente poderá ser guiada por condutores com CNH categoria C ou superior.
A Ford promete ainda que a Super Duty será capaz de enfrentar trajetos off-road mais pesados, inclusive com uma capacidade de enfrentar trechos alagados mais profundos que as versões atualmente em produção. Não custa nada lembrar que a Ranger Raptor já é capaz de cruzar trechos alagados com até 85 cm de água.
A Ranger Super Duty será equipada com o mesmo motor 3.0 V6 turbo-diesel usado nas versões XLS, XLT e Limited no Brasil. Porém com calibração exclusiva e um sistema de arrefecimento com maior capacidade.
E o tanque de combustível será de 130 litros, ante os 80 litros da picape média convencional. Mudanças - adivinhem - para deixar essa Ford Ranger ainda mais capaz de lidar com conduções adversas de rodagem.
A Ranger Super Duty será produzida na Tailândia e chegará inicialmente aos mercados do Sudeste Asiático e da Oceania, em variações de cabine simples, estendida e dupla.