Ford converte F-100 1978 em picape elétrica

Conceito com dois motores movidos a bateria foi uma das atrações da marca norte-americana no SEMA Show

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford converte F-100 1978 em picape elétrica
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Menos de dois meses depois de revelar o kit que converte praticamente qualquer carro antigo em um veículo elétrico, a Ford apresentou, na semana passada, o primeiro projeto de customização equipado com o motor Eluminator. E é uma Ford F-100 de 1978!

Ford F 100 Eluminator Concept 1
Ford F 100 Eluminator esconde modernos motores elétricos sob o visual dos anos 1970
Crédito: Divulgação
toggle button

A Ford F-100 Eluminator Concept foi uma das atrações da marca no SEMA Show, o maior evento de veículos modificados do mundo, realizado entre os dias 1º e 4 de novembro em Las Vegas, nos Estados Unidos. A picape fabricada em 1978 teve o seu motor V8 a gasolina substituído por dois propulsores elétricos baseados no conjunto motriz do Mustang Mach-E.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Compactos (medem 57 centímetros de comprimento por 37 cm de altura), cada motor Eluminator foi instalado em um dos eixos da picape. Dessa forma, tracionam as quatro rodas da F-100 como se fossem um sistema de tração integral. Segundo a Ford, os propulsores fornecem empolgantes 486 cv de potência e 87,6 kgf.m de torque instantâneo.

Picape tem visual discreto apesar da tecnologia empregada na conversão
Crédito: Divulgação
toggle button

É mais força, por exemplo, que os 456 cv e 70,4 kgf.m gerados pelo motor EcoBoost 3.5 V6 turbo a gasolina da F-150 Raptor, a picape mais potente fabricada pela Ford atualmente.

A picape foi projetada em parceria com a MLe Racecars, montada sobre um chassi construído pela Roadster Shop para suportar o peso das baterias, entre outras modificações.

Componentes internos são os mesmos do Mustang Mach-E
Crédito: Divulgação
toggle button

Visualmente, a F-100 Eluminator manteve o estilo mais tradicional, enquanto o interior teve de receber componentes mais modernos oriundos do Mustang Mach-E.

A Ford Performance pretende comercializar o Eluminator da mesma forma que faz com os motores a combustão Aluminator V8 de 5.0 e 5.2 litros vendidos à parte para equipar projetos de veículos customizados de preparadores e pequenos fabricantes.

Compacto, motor elétrico Eluminator é menor que uma caixa de câmbio convencional
Crédito: Divulgação
toggle button

O Eluminator (M-900 Mach-E), de 285 cv e 43,9 kgf.m, é legalizado nos 50 estados norte-americanos e pode ser comprado no site da Ford Performance ou em concessionárias autorizadas por US$ 3.900 (cerca de R$ 21.600 na cotação atual).

A Ford pretende, ainda, ampliar a linha de componentes para o Eluminator, como baterias, controladores e inversores, para fornecer soluções mais completas de eletrificação a seus clientes.

Comentários
Wid badge