Você viu aqui no WM1 em junho que a fábrica da Ford de Camaçari (BA) passaria a ter um novo dono a partir de 2024: a gigante chinesa BYD.
Pois agora é oficial: a marca norte-americana e o Governo do Estado da Bahia assinaram, nesta quarta-feira (4), o contrato de transação para reversão da sede para o Estado da Bahia.
Desse modo, o Governo baiano pode permitir o uso imediata do imóvel - isso porque o contrato segue a legislação estadual.
"Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana" diz a Ford, em comunicado.
Até o encerramento, há quase três anos, os modelos Ka e EcoSport eram produzidos no local. A planta foi inaugurada em 2001.
Além das duas gerações do EcoSport, a unidade industrial também fez o Fiesta (5ª geração) e o Ka (3ª geração), para atender aos mercados locais e de exportação.
A fabricação de automóveis no local foi interrompida em janeiro de 2021, quando a marca anunciou o encerramento da produção de automóveis no Brasil.
O lançamento da pedra fundamental da nova sede nordestina da BYD acontecerá na segunda (9/10) e nós, do WM1, estaremos lá.
Segundo o governo da Bahia, além do anúncio da fábrica, a fabricante chinesa também deve revelar outros investimentos que o grupo pretende fazer no estado.
A BYD tem atualmente, no mercado brasileiro, uma linha de automóveis trazidos da China, composta pelos modelos comerciais eT3 e D1 e também por Dolphin, Yuan Plus EV, Song Plus, Han EV e Tan EV.