Não se trata de uma nova geração, mas o Ford EcoSport apresentado aos hermanos no Salão de Buenos Aires e que chega no Brasil em agosto (a pré-venda começará no fim de julho)traz profundas mudanças estéticas e mecânicas ao modelo vendido por aqui. Trata-se da maior atualização do modelo antes da chegada da terceira geração prevista para daqui alguns anos.
O objetivo é claro. Diminuir a margem de vendas para os atuais lideres do segmento, Honda HR-V e Jeep Renegade. O SUV que inaugurou a categoria de SUVs pequenos em 2003 busca se manter vivo num dos poucos segmentos que crescem em vendas entre os zero quilômetro.
Na parte estética, a maior mudança ficou na parte dianteira. São novos os faróis, para-choques e capô. O conjunto recebeu a nova assinatura visual da marca, presente no irmão maior, Edge. Por dentro, o modelo ficou mais luxuoso e tecnológico. A versão topo de linha, Titanium, agora pode vir equipada com teto solar elétrico. O acabamento também melhorou, com borrachas macias ao toque espalhadas pelo painel e outras áreas da cabine.
O cluster de instrumentos ganhou um tela de alta resolução entre os marcadores de velocidade e rotações do motor. Já o painel central recebeu no topo uma tela sensível ao toque de oito polegadas que traz a tecnologia da Sync 3, que estava restrita até agora no Focus. Além de permitir diversos comandos com o uso da voz, o sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Mecânica nova
A parte mecânica sofreu uma reformulação mais profunda. O EcoSport 2018 irá aposentar o propulsor 1.6L Sigma para dar espaço ao 1.5L Dragon de três cilindros e até 137 cavalos de potência máxima. O motor que recebeu etiqueta A de consumo do Inmetro gera até 16,2 kgf.m de torque máximo. Já a versão topo de gama terá o propulsor 2.0L de quatro cilindros e injeção direta capaz de render até 178 cavalos de potência máxima, o mesmo presente na família Focus.
Preços
Os preços do EcoSport 2018 só serão divulgados em julho, quando começará a pré-venda no Brasil. Porém executivos da marca adiantaram que não haverá grande mudança da tabela atual. Atualmente a linha EcoSport parte de R$ 68.690 e vai até R$ 94.700 O objetivo é manter o SUV frente a concorrência.
Viagem a Buenos Aires feita a convite da Anfavea