Seguindo seu plano de reestruturação da marca e focando em SUVs e picapes, a Ford cumpriu a promessa feita em outubro de 2018 e encerrou a produção do Focus na Argentina, de onde o modelo é importado para o Brasil.
A ocasião foi marcada por uma pequena cerimônia entre os funcionários, criticando inclusive o presidente argentino, Mauricio Macri. Com uma mensagem dizendo "Obrigado, Macri. Último Focus 2019. 520 companheiros suspensos", os argentinos fizeram referência ao número de colaboradores afastados.
A Ford não confirma a informação a respeito dos funcionários, mas vale dizer que a decisão a respeito do fim do modelo não tem relação com o governo local, mas sim com a decisão da matriz americana. Esse plano também culminou com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo e fim da linha Fiesta no Brasil.
Também pesam contra o Focus o péssimo momento dos hatches médios no Brasil. O principal rival, Volkswagen Golf, agora só é vendido na versão GTI, enquanto o Cruze não deverá ganhar outra geração após a reestilização prevista para esse semestre.