A Ford deu "spoiler" da sua nova picape elétrica. "Acidentalmente", a marca deixou aparecer a frente da versão Lightning da F-150 durante discurso do presidente dos EUA, Joe Baiden, na fábrica de Rouge, no estado de Michigan. O modelo apareceu perfilado ao lado de gerações históricas do veículo ao fundo do púlpito onde estava o mandatário estadunidense.
A F-150 elétrica só será apresentada oficialmente - e de fato - nesta quarta (19/5), em evento virtual à noite. A picape sem motor a combustão só tinha aparecido até então em teasers ou flagras que já mostramos no WM1.
Baiden estava na fábrica justamente para falar do plano de investimento de US$ 174 bilhões para incentivar a produção de veículos sem motor a combustão nos EUA. O "presida" até deu uma volta na picape. A F-150 elétrica, contudo, só será lançada comercialmente em 2022, já como linha 2023.
O que já sabemos é que a versão Lightning do veículo mais vendido dos Estados Unidos - e do mundo - terá conjunto com dois motores elétricos e será mais potente que a F-150 Raptor, com seus 456 cv e 70,5 kgf.m de torque. O modelo também terá o sistema de energia bidirecional, que possibilita que a carga excedente na picape abasteça residências, escritórios e acampamentos.
As configurações normais da picape da Ford devem chegar ainda este ano no Brasil, conforme o WM1 já noticiou. A F-150 elétrica tem até chances de vir para ser um produto de nicho e funcionar como vitrine tecnológica, mas isso só para 2023.
A F-150 cotada para estrear em 2021 no Brasil usa motor V8 com 400 cv de potência e 55,2 kgf.m de torque. O câmbio é o automático de 10 marchas e a tração, claro, 4x4.