A confirmação vem de um relatório da Ford que a mídia gringa disse ter acessado.
Importante dizer que as vendas do hatch caíram bastante nos últimos anos. Hoje, a maior parte dos compradores do segmento migrou para o rival Vauxhall Corsa – curiosamente, o carro mais vendido do Reino Unido em 2021 – e também para o Ford Puma, um crossover.
O declínio do Ford Fiesta
O Ford Puma é o terceiro modelo mais vendido no Reino Unido até agora, em 2022. Fica atrás apenas do Nissan Qashqai e do Vauxhall Corsa. Enquanto isso, o Fiesta não aparece nem entre os dez mais vendidos, mesmo tendo recebido um face-lift recente.A fase do carro é tão ruim que chegou até a ser especulado, no início do ano, que a Ford devia ganhar mais com os acordos de licenciamento da Lego do que com as vendas do hatchback.
Essa tendência se reflete na Europa: de acordo com dados da Jato Dynamics, as vendas do modelo caíram 45% em relação aos níveis de 2021. Enquanto isso, os emplacamentos do Puma diminuíram 14% no mesmo período.
Em agosto, dado mais recente registrado, o Puma ficou em 12º lugar nas vendas na Europa, com 9.891 licenciamentos. O Fiesta não conseguiu ficar nem no top 50, com apenas 2.735 unidades.
Por conta disso tudo, o Fiesta pode ser aposentado em 2023. E, segundo o jornal The Sun, provavelmente vai abrir caminho para o lançamento do Puma elétrico, em 2024.
O adeus
Isso encerraria uma história de 46 anos que abrange oito gerações do Ford Fiesta - destas, a terceira (importada da Espanha); a quarta, a quinta e a sexta (nacionais) foram vendidas no Brasil.Sites especializados e fóruns europeus entendem que um anúncio oficial sobre o futuro do Fiesta é iminente e deve acontecer nos próximos meses.
Isso segue as notícias mais recentes de que a produção do Ford Focus também chegará ao fim em 2025. E o carro não terá um sucessor direto.
Espera-se que ele seja substituído por um crossover elétrico - um dos quatro novos EVs previstos até 2024 -, que ficaria entre o Puma EV e o Ford Mustang Mach-E já existente.
Novo mundo eletrificado
Chegando em 2023, este novo modelo pode ser baseado nas ideias do Volkswagen ID.4 e ser feito no inédito centro de fabricação de veículos elétricos de última geração da Ford em Colônia, Alemanha.Um modelo semelhante, esperado para ser um SUV esportivo com carroceria cupê baseado no ID.5, será lançado no ano seguinte. Já chegamos até a falar aqui sobre um possível Fiesta Mach-E. Será que a Ford vai perder essa oportunidade de usar o clássico nome de mais de quarenta anos?
A empresa quer vender cerca de 600 mil EVs anualmente até 2026 sob sua divisão conhecida como Ford Model E, que opera separadamente das linhas de carros movidos por motores a combustão e de veículos comerciais (conhecidas como Ford Blue e Ford Pro, respectivamente).
Vale concluir lembrando que a Ford já afirmou anteriormente que venderá apenas veículos elétricos na Europa a partir de 2030.
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