Uma das novidades apresentadas pela Ford na CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo, é um robô. Isso mesmo: a marca levou para a mostra o Digit, um robô autônomo com braços e pernas capaz de carregar pacotes de até 20 quilos sem a necessidade de ajuda externa.
O robô, que está sendo desenvolvido pela Agility Robotics e tem a Ford como principal parceira, faz parte da estratégia da montadora americana. O objetivo final é lançar um serviço comercial de transporte de pessoas e bens com veículos autônomos previsto para acontecer a partir de 2021.
O Digit é um robô pensado em logística, em como levar pacotes de entregas do centro de distribuição até a casa de consumidores. A Ford tem trabalhado em como conectar o robô ao seu programa de carros autônomos comerciais. Para isso, a marca também levou para a CES uma Transit autônoma que servirá de transporte para o Digit.
O presidente da Agility Robotics, Damion Shelton, explica que no futuro novas versões do Digit poderão levar caixas ainda maiores e mais pesadas. “Estamos trabalhando atualmente em uma terceira versão do Digit, que estará disponível em breve para o mercado. Com isso ganharemos agilidade e aumento de autonomia", adianta.
O robô utiliza câmeras e sensores infravermelhos para superar obstáculos e definir a melhor rota para as entregas. "As primeiras unidades estarão disponíveis para venda já a partir do mês que vem e em 2021 esperamos estar operacionais com a Ford no projeto da empresa de entregas autônomas”, explicou Shelton.
Viagem feita a convite da Ford