Este ano tem sido agitado para a Ford. Após anunciar medidas globais para retomar a lucratividade, focando especialmente em SUVs e picapes em detrimento de hatches e sedãs, a marca finalmente apresentou seu primeiro produto dentro dessa estratégia: a quarta geração do Escape.
O modelo é um dos substitutos do Focus, que por enquanto sobreviverá na Europa com a configuração Active. Em termos visual, segue o DNA do Mustang e também do Focus, especialmente com a dianteira no padrão shark face (que se inspira no nariz de um tubarão). O SUV conta com linha de cintura elevada, teto levemente inclinado e com novas lanternas bi-partidas invadindo o porta-malas. Nessa geração, o Escape ficou mais baixo, largo e comprido que a anterior.
Apesar disso, segundo a Ford, o uso extensivo de aço leve de alta resistência culminou na redução de 90 kg. Ainda de acordo com a fabricante, a melhoria na aerodinâmica e as novas opções mecânicas garantem autonomia mínima de 643 km. A versão híbrida oferece até 885 km de autonomia.
Por falar em motores, serão quatro opções de motorizações. As versões S, SE e SEL usarão um novo 1.5 EcoBoost de três cilindros com turbocompressor para gerar 183 cv e 24 kgf.m de torque. Com objetivo de ser mais econômico ainda, o motor estreia o sistema de desativação de cilindro, que identifica quando toda a força não está sendo usada e desliga um cilindro automaticamente.
As configurações SE Sport e Titanium terão opções híbridas, associando um motor 2.5 de ciclo Atkinson a uma transmissão CVT. A potência combinada é de 200 cv e a velocidade máxima é de 137 km/h no modo totalmente elétrico.
A Titanium também pode receber um motor 2.0 EcoBoost com 253 cv de potência e 38 kgf.m de torque. Segundo a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é até 10% mais rápida que no Escape 2.0 anterior.
Por fim, exceto S e SE Sport, as demais versões podem receber uma motorização híbrida plug-in, que carrega na tomada. As baterias garantem autonomia de 48 km no modo elétrico e podem ser carregadas em tomadas de 110 volts convencionais, mas com tempo estimado de 10 a 11 horas. Utilizando o sistema de 240 volts com recarga rápida, o tempo de espera é de três horas e meia.
Entre os destaques de equipamentos, estão head-up display, sistema de estacionamento automático 2.0, assistência de manobras evasivas, Ford Co-Piloto 360 (piloto automático adaptativo com Stop & Go e centralizador de faixa), conexão Wi-Fi 4G LTE para até 10 dispositivos móveis, FordPass Connect para acesso remoto ao Escape via smartphone, carregamento de celular por indução, portas USB tipo A e tipo C, além de três tomadas de 12 volts.
A central multimídia conta com tela flutuante de 8 polegadas a partir da versão SE com sistema SYNC 3, presente no nosso EcoSport, por exemplo. O painel de instrumentos é digital de 12,3 polegadas, o mesmo do Mustang.
Ainda não há informações oficiais sobre sua comercialização no Brasil, mas a Ford já deixou claro que deve investir nesse segmento, no entanto, até o momento, o mais cotado é o Territory, SUV de porte semelhante vendido na China e mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo.