A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca norte-americana Ford, começará a vender a versão chassi-cabine da van elétrica E-Transit no Brasil no final de março.
Essa nova versão vem se juntar à configuração furgão, que desde 2022 vem sendo testada em um programa piloto com frotistas. A inédita versão chassi-cabine é a primeira do mercado brasileiro no segmento de até cinco toneladas.
As duas versões da Ford E-Transit usam o mesmo motor elétrico de 198 kW de potência (269 cv), e 43,8 kgf.m de torque.
A tração é traseira e o modelo tem a maior capacidade volumétrica da categoria, de até 15 m³ no furgão e de até 21 m³ na versão chassi, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão.
Por enquanto, a Ford divulgou apenas a autonomia no ciclo WLTP, que é de 317 quilômetros. Transportando carga, a média de alcance do modelo é de 260 quilômetros.
As E-Transit têm bateria de lítio de 68 kWh, que pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em oito horas, usando conector do tipo 2, com um sistema de gerenciamento de carga que otimiza sua vida útil.
A Ford E-Transit tem ainda tecnologias semiautônomas, que ajudam na redução do risco de colisões, como o sistema de frenagem autônoma, além de controles de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°.
O modelo também é equipado com três modos de condução – Normal, Econômico e Escorregadio –, que junto com o sistema de regeneração de energia contribuem para a segurança e menor custo operacional. A bordo, um modem de conectividade fornece dados para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota.
A E-Transit Furgão tem quatro opções com diferentes capacidades de carga volumétrica (L2H2, com 9,5 m³; L2H3, com 10,7 m³; L3H3, com 12,4 m³; L4H3, com 15 m³). Por ter um peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas, permite a condução com CNH categoria B, e sua capacidade de carga varia de 800 quilos a 1.000 quilos. Já a E-Transit Chassi tem versões com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 quilos.
Tanto a versão furgão como a chassi têm preço inicial de R$ 542 mil e condições especiais de venda, com garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, e cobertura de oito anos ou 160 mil quilômetros para a bateria. O preço inicial da versão chassi de 4,2 t é R$ 562.000.
VÍDEO RELACIONADO