Ford Ranger 2025 híbrida é revelada

Marca promete mais capacidade de trabalho e excelente autonomia utilizando apenas o motor elétrico

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A Ford se prepara para sacudir novamente o mercado das picapes médias com a nova Ford Ranger Plug-in Hybrid 2025. De acordo com a marca, além de mais robustez e capacidade para o trabalho, a caminhonete terá uma excelente autonomia rodando somente com o motor elétrico. As vendas devem começar somente no início de 2025.

E isso pode ser uma boa para o Brasil, pois a Ford tem se mostrado aberta a trazer versões da picape antes inimagináveis para o mercado local, como a Ranger Raptor, que será vendida oficialmente pela marca ainda este ano. Vale ressaltar ainda que a caminhonete intermediária Maverick já é vendida no país com um sistema híbrido de propulsão.

Ford Ranger híbrida 2025

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Os executivos da Ford também confirmaram que a capacidade de reboque de 3.500 quilos, a carga útil de cerca de 1.000 quilos e a capacidade de atravessar áreas alagadas com até 80 cm de profundidade da Ranger híbrida não serão comprometidas com a opção de trem de força híbrido plug-in, que foi desenvolvido na Austrália.

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As vendas da nova Ford Ranger híbrida começarão em 2025
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A Ford garante que características de trabalho da Ranger serão mantidas
Crédito: Divulgação
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Com lançamento previsto para o início de 2025, a Ford Ranger PHEV tem um motor 2.3 de quatro cilindros, turbo, a gasolina somente, e um único motor eléctrico montado dentro da caixa da transmissão, que permite emissões zero em todo-o-terreno e aderência à tração integral quando em modo EV (elétrico).

Nenhuma outra especificação do trem de força foi revelada nesta fase, assim como não foi mencionado o início da produção da versão híbrida da picape.

No entanto, relatórios anteriores sugeriram um torque máximo de cerca de 81,5 kgf.m – muito mais que o do atual motor 3.0 V6 turbodiesel (61,2 kgf.m), que o do 2.0 de quatro cilindros biturbo, diesel (50,9 kgf.m) e que o do 3.0 V6 biturbo a gasolina, da Ranger Raptor (59,4 kgf.m).

A Ford confirmou uma autonomia de pelo menos 45 quilômetros no modo elétrico. Além disso, a suspensão traseira foi reforçada para suportar o peso adicional da bateria de íons de lítio, que está localizada sob a caçamba em uma espécie de "cela de segurança".

A nova suspensão será acompanhada por um quadro traseiro reforçado, um sistema de direção hidráulica recalibrado e um ajuste personalizado para o motor a combustão, para ajudar a Ranger PHEV a gerenciar as cargas na caçamba.

Tal como outros veículos elétricos híbridos plug-in, a Ranger PHEV terá a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) – apelidada de "Pro Power Onboard" –, que fornece aos proprietários acesso à energia da bateria através de duas tomadas de três pinos na caçamba e uma terceira tomada dentro da cabine.

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A nova Ford Ranger Híbrida 2025 terá sistema plug-in
Crédito: Divulgação
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Isso permitirá que as empresas conectem suas ferramentas elétricas e que os viajantes off-road usem os soquetes de três pinos para conectar uma ampla gama de acessórios e eletrodomésticos.

A potência máxima do sistema ainda não foi confirmada, mas o material visto durante a apresentação do produto sugere que será de pelo menos 1500 Watts.

A porta de carregamento da bateria estará localizada próxima ao tanque de combustível.

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Duas tomadas instaladas na caçamba são um diferencial da "bruta" híbrida
Crédito: Divulgação
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Falando à mídia australiana em um evento de pré-apresentação do Ranger PHEV, os executivos da Ford disseram acreditar que o sistema híbrido plug-in era a melhor opção entre as várias formas de eletrificação – incluindo o híbrido moderado de 48 Volts, que está chegando à rival Toyota Hilux em breve.

“Nosso objetivo, como sempre, é oferecer uma solução com capacidade de reboque de 3,5 toneladas, carga útil impressionante, capacidade de ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa que nossos clientes esperam, incluindo uso remoto off-road sem depender de infraestrutura de carregamento. Para preparar a Ranger para o futuro em todo o mundo, precisamos cumprir regulamentos de emissões cada vez mais rigorosos e atender às zonas verdes da União Europeia”, afirmou Matt Reilly, estrategista-chefe global de caminhões da Ford. “A única tecnologia que atualmente atende a todas essas necessidades é a PHEV”, completou.

Vale ressaltar que a Ranger PHEV terá 10 modos de direção, incluindo Normal, Eco, Reboque/Haul, Escorregadio, Lama/Rutas e Areia, inclusive no modo elétrico - EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge.

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O torque deverá ser superior ao oferecido por todas as outras Ranger, inclusive a Raptor
Crédito: Divulgação
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Estes modos elétricos fazem exatamente o que o nome sugere – comutação autônoma entre gasolina e energia elétrica, totalmente elétrico, economia de bateria e carregamento de bateria, respectivamente.

Os níveis de acabamento do Ranger PHEV e os preços em relação às variantes equivalentes a combustão interna ainda não foram confirmados, mas as imagens reveladas mostram uma Ranger Wildtrak Plug-in Hybrid de última geração.

Espera-se que a Ranger PHEV seja lançada no topo da gama, embora as frotas tenham sido citadas na apresentação como o principal público-alvo. Sendo assim, é possível que a Ranger PHEV tenha uma variante mais acessível.

A nova Ford Ranger Híbrida manterá a capacidade de reboque de 3,5 toneladas
Crédito: Divulgação
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A engenharia e o design australianos do Ranger são pontos fortes da picape, e a versão PHEV passou pelo mesmo desenvolvimento. “Todos os testes físicos dos veículos foram realizados em Victoria, em nosso campo de provas”, disse Reilly. “Obviamente, recebemos algum apoio de nossos colegas de engenharia globais, mas somos os líderes em engenharia e todos os testes foram feitos na Austrália.”

Ainda não está claro se o Ranger Plug-in Hybrid será produzido juntamente com variantes ICE na Tailândia, ou se será feita em outra fábrica – como na África do Sul, onde a Volkswagen Amarok também é produzida.

Também está prevista uma versão PHEV da Amarok, usando o mesmo trem de força da Ranger. Mas ainda não há confirmação de que uma versão híbrida plug-in do SUV Ford Everest, baseada na Ranger PHEV, será desenvolvida.

Embora haja apenas potência híbrida moderada confirmada para a Hilux neste estágio, espera-se que a Toyota ofereça uma versão elétrica de seu SUV na próxima geração, prevista para dentro de alguns anos.

E o segmento não para: versões híbridas e EV da nova geração da Mitsubishi Triton também estão em preparação.

A Ford diz que sua tecnologia elétrica a bateria não está pronta – ou adequada – para o mercado local de veículos utilitários. Portanto, embora o Ranger seja a primeiro da classe com sistema PHEV, poderá ser um dos últimos - ou únicos - a ser tornar totalmente elétrico.

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