O canal de notícias da Webmotors

Ford Ranger chega à linha 2023 com nova versão FX4

Marca norte-americana aposta em configuração inédita da picape, que tem proposta voltada à aventura conectada ao luxo

por André Deliberato

A Ford apresentou a linha 2023 da picape Ranger, que tem uma nova versão que usa o mesmo nome da configuração Lauriat da Maverick, chamada FX4 - a novidade, portanto, é a Ford Ranger FX4. Além disso, de acordo com a marca, os motores 2.2 e 3.2 Duratorq a diesel foram recalibrados para atender às novas exigências de emissões e ruídos do Proconve L7.
A versão FX4 será encaixada no line-up da Ranger no topo da gama de configurações aventureiras, acima da Storm e "abaixo" das variantes topo de gama XLT e Limited, que são voltadas ao máximo do luxo. A configuração FX4 custa R$ 288.990 e chega até o fim do mês. Veja, abaixo, a ordem de versões já com valores atualizados - com os ajustes após a redução do IPI anunciada pelo Governo Federal.
Quer uma Ranger? Veja ofertas de seminovas e usadas
Tabela: Os valores atuais da Ford Ranger

Como é a Ford Ranger FX4

É até permitido dizer nos corredores da Ford que a Ranger FX4 é uma espécie de XLT com roupagem aventureira - do mesmo modo que muita gente considera a Storm uma XLS com foco na lama.
A Ford Ranger FX4 carrega muitos atributos da configuração mais cara, mas traz no visual identidade própria. "Foi isso que notamos em nossos clientes: há um subgrupo esperando esse tipo de perfil", revela Rogélio Golfarb, vice-presidente da marca.
Esteticamente, vem com estilo próprio que inclui nova grade frontal; novos snorkel e santantônio (que é funcional); pneus Pirelli ATR aro 18" de uso misto ou aro 17" focado no off-road para quem quiser uma pegada mais lameira (são os mesmos da versão Storm); caixas organizadoras na caçamba e uma série de acessórios disponíveis nas concessionárias.
Mecanicamente, a FX4 será equipada com o motor mais forte da linha Ranger, o 3.2 Duratorq a diesel de 200 cv e 47,9 kgf.m de torque, câmbio automático de seis marchas e sistema de tração 4x4. No line-up de versões, como dito, a picape será posicionada na mesma faixa de valores da Ranger XLT, que fica abaixo da versão topo de gama Limited.

Equipamentos

Completa, refinada e bem-acabada, a Ranger FX4 chega com apenas uma "escolha" ao comprador: os pneus, que podem ser de uso misto - que calçam rodas de 18 polegadas - ou mais lameiros (iguais aos da versão Storm), aro 17".
A picape vem com direção elétrica; sistema multimídia Sync com conectividade FordPass Connect; pacote AdvanceTrac de auxílio à condução; ajuste elétrico do banco do motorista; sistema de diferencial traseiro autoblocante; capacidade de imersão de 80 cm (a maior da categoria); acabamento em tons escurecidos e brilhantes; estribo lateral (opcional) e bancos de couro com o logo "FX4".

Em termos de conforto e segurança, vale lembrar que as versões mais caras da Ranger, como essa nova, vêm de série com ar-condicionado de duas zonas; tampa da caçamba com assistente para redução de peso; sensores de chuva; 7 airbags, sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga; painel digital colorido; partida remota do motor; faróis full-LED e conexão via app.
Exclusivamente na configuração FX4 ainda há grade exclusiva; alargadores de para-lamas; detalhes internos em preto brilhante; o santantônio; bancos de couro com costuras e logos personalizados e parte do acabamento fosco, como no volante e nas molduras do painel. Falta, na opinião deste escriba, ponto de internet a bordo e um carregador de celular sem fio.
Segundo a Ford, são seis cores (cinza, prata, branco, preto e dois tipos de vermelho) e cinco anos de garantia. As vendas começam a partir de desta terça-feira (08/03) e as entregas estão previstas, como dissemos no começo da reportagem, para o final deste mês. As rivais diretas da Ranger FX4 são as versões SRV da Toyota Hilux e a LTZ da Chevrolet S10.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas