A Ford se prepara para lançar no IAA Transportation (nome oficial do Salão de Hannover, na Alemanha), que acontece entre os dias 16 de 22 de setembro, a Ranger PHEV. Uma inédita variação híbrida plug-in da picape média.
Apesar do lançamento oficial dessa Ranger híbrida estar programado apenas para a próxima semana, a Ford já divulgou alguns dados da ficha técnica do modelo.
A picape será equipada com um motor 2.3 turbo a gasolina e um propulsor elétrico. O motor elétrico desenvolve 102 cv de potência. Já o Ecoboost é o propulsor que equipa a Ranger vendida nos Estados Unidos. Nas versões 100% a combustão, entrega 274 cv.
Logo, é de se esperar nessa híbrida um desempenho mais empolgante que o da Ranger V6 turbo diesel vendida por aqui.
Com uma bateria de 11,8 kWh, a picape será capaz de rodar até 45 quilômetros no modo 100% elétrico (ciclo WLTP). Mesmo com o peso extra do conjunto motriz híbrido, a capacidade de carga dessa Ranger PHEV é de uma tonelada, enquanto a de reboque é de 3.500 quilos.
Números bem parecidos com os da Ranger Limited V6 vendida no Brasil, que leva até 1.023 quilos e reboca até 3.100 quilos. A picape começa a ser produzida este ano e chega em 2025 aos mercado da Europa e da Oceania.
Enquanto lá na Europa a próxima novidade da linha será essa versão híbrida plug-in, no Brasil, estamos na expectativa do lançamento da Ranger Black, versão urbana que - finalmente - retorna nesta nova geração.
A Ford ainda não divulgou o preço e nem a ficha técnica do modelo. Mas já pudemos conferir de perto a picape e podemos cravar que o motor será o 2.0 turbo diesel de 170 cv de potência, combinado com um câmbio automático de seis marchas e a tração 4x4.
Apesar do visual incrementado com peças escurecidas e elementos estéticos vindos da versão de topo Limited, a Ranger Black vai brigar na parte de baixo da tabela de preços do segmento de picapes médias, enfrentando concorrentes com visual mais espartano, porém com tração 4x4.