Uma versão esportiva da Ranger, com quase 400 cv de potência, pode chegar ao nosso mercado ainda em 2023? É um mistério, mas a possibilidade foi aberta com o registro recente de peças usadas apenas na configuração Raptor, que nunca foi vendida por aqui, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
A parte registrada no site de patentes foi justamente a grade que dá identidade (além de outros elementos, é claro) ao visual da versão esportiva. A peça tem o mesmo formato da usada nas demais configurações, só que muda ao trazer a inscrição "Ford" em letras garrafais.
Mas o que interessa mesmo nessa variante da Ranger está sob o capô. Em todos os mercados onde é vendida atualmente, a Raptor usa motores bem parrudos. Na Europa, por exemplo, a picape tem com o V6 3.0 Ecoboost, que rende 288 cv e 50 kgf.m de torque.
Já na África e na Oceania, o mesmo motor seis cilindros é recalibrado para entregar até 397 cv e 59,4 kgf.m. É nessa configuração que depositamos a nossa maior esperança.
Nessa configuração, aliás, a transmissão é a mesma automática de dez marchas usada do Mustang - que já é vendido por aqui. O câmbio envia a força às quatro rodas, como era de se esperar em uma picape dessa proposta. Também há modos de condução e até controle do som do motor.
Além da grade dianteira, a versão Raptor da Ranger tem uma série de elementos visuais que a destacam, como as tomadas de ar no capô e no para-choque dianteiro. As molduras de caixa de roda também são maiores na versão. A lista de equipamentos muda pelas rodas de liga leve aro 17 exclusivas e pelo sistema de som Bang & Olufsen de dez alto-falantes.
Apesar da expectativa, sabemos que o registro no Inpi nem sempre indica a chegada de um veículo ao Brasil. Ainda assim, o registro torna mais possível essa vinda.
A convivência e briga interna com a F-150 podem ser alguns dos fatores que afastam a Raptor do nosso mercado. Especialmente na versão de quase 400 cv. Nesse cenário, a Ford possivelmente optaria pela versão mais modesta do V6.
Outra possibilidade seria apenas o lançamento de uma nova versão da F-150, com a mecânica atual e uma "maquiagem" mais agressiva proporcionada pelas peças da Raptor. A conferir.