Ford revela picape F-150 Raptor R com V8 de 710 cv

Marca mostra versão mais insana do modelo, que usa motor do Shelby GT500 e custará o equivalente a R$ 587 mil nos EUA

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford revela picape F-150 Raptor R com V8 de 710 cv
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Eis a F-150 Raptor R, versão ainda mais insana da já invocada picape da Ford nos Estados Unidos, que será lançada nas próximas semanas no mercado norte-americano. A estreia confirma os boatos que já foram noticiados aqui pelo WM1.

Ford F-150 Raptor R 2023 tem motor V8 de 710 cv e proposta de ser a picape mais insana do mundo
Crédito: Divulgação
toggle button

Para render 710 cv e 88,4 kgf.m de torque, a marca colocou o motor V8 Supercharged do Shelby GT500 na picape - que no muscle car rende 770 cv e 86,4 kgf.m. O aumento de torque se deve à recalibração do compressor, que usa uma polia menor. Mas note que houve queda na potência, o que certamente fará alguns fãs reclamarem (afinal sua maior rival nos EUA, a RAM TRX, tem 712 cv).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Apesar disso, vale dizer que já era esperado que a Ford lançasse uma Raptor ainda mais forte, com motor V8 - a Raptor convencional de geração anterior, que a marca chegou a trazer para o Brasil em 2019 para alguns testes e experimentações, usava motor V6 turbo de 456 cv e 70,5 kgf.m de torque. Sentiu o nível do tamanho do aumento de força?

Como é a F-150 Raptor R

Segundo porta-vozes da Ford em comunicação com a imprensa especializada norte-americana, essa nova versão mais absurda da picape pesará apenas 2.699 quilos, só 45 quilos a mais que a versão V6 - e ainda 181 quilos a menos que a RAM TRX, o que fará com que sua relação peso/potência seja melhor que a da maior rival.

E também há mudanças no V8 na comparação com o conjunto utilizado no Shelby - radiador e filtro de óleo novos, entradas de ar mais largas e um inédito sistema de admissão são as maiores novidades. O câmbio também será mais leve: a picape trocará a caixa automatizada de dupla embreagem por um sistema automático com 10 marchas.

Não haverá mudanças nos sistema de suspensão, embora as molas dianteiras sejam mais rígidas justamente por conta do peso maior do motor V8. Já os pneus serão maiores, mas nada inédito, pois já eram oferecidos como opcionais na Raptor convencional. Por dentro, bancos da Recaro combinam couro com Alcântara e será possível ver o logo "RAPTOR", com o R em outro tom, na costura.

Bancos da Recaro combinam couro com Alcântara e será possível ver o logo RAPTOR, com o R final destacado
Crédito: Divulgação
toggle button

Preço da brincadeira

Mesmo nos EUA a Raptor R pedirá alto. O preço da versão standard será de US$ 109.145 (na conversão direta para o Real, algo próximo a R$ 587 mil), embora a Ford garanta que a versão básica da Raptor R tenha todos os opcionais que eram oferecidos pela Raptor V6.

A RAM TRX, por lá, pede um pouco mais de US$ 80 mil (algo próximo a R$ 430 mil na conversão direta para o Real), mas também vem bem menos equipada e para se nivelar à nova Raptor V8 ela pediria mais uns US$ 20 mil em opcionais, o que equilibraria as propostas. Dúvida de gente grande, né?

Picape rivaliza com a RAM TRX no mercado norte-americano: tem 2 cv a menos, mas é 181 kg mais leve
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários