A Ford já havia adiantado o que traria para o Salão de São Paulo em evento prévio para a imprensa, como os SUVs Territory, Edge ST e EcoSport, este sem estepe na traseira. Além dessas novidades, o Ford Ka Sedan na versão aventureira Urban Warrior (que será comercializada em breve) e as picapes Ranger Storm e Black, além da F-150 Raptor. Já o sedã Fusion Hybrid chegou com novo visual e ganhou uma versão plug-in, que pode ser conectada na tomada.
O utilitário chinês com emblema da Ford desembarcou no Salão de São Paulo e tem porte para competir com o Jeep Compass e VW Tiguan. Ainda não há planos para vendê-lo no Brasil, mas nada que a boa aceitação do público não mude os planos da montadora para 2019. O modelo é o chinês Jiangling Yusheng S330, mas com novo interior, grade dianteira, lanternas e para-choques desenhados para atender o gosto dos consumidores da América do Sul.
Os faróis são full LED e o para-choque dianteiro abriga as luzes de rodagem diurna. As lanternas, igualmente de LED, são largas e com aspecto retilíneo, ajudando a alargar a traseira. As saídas de escape nas extremidades do para-choque, com moldura cromada, chamam atenção e dão certo requinte ao SUV. Na foto da lateral é possível perceber o quanto o conjunto óptico, tanto da traseira quanto da dianteira, avançam na carroceria.
Por dentro ele recebeu materiais melhores e design mais moderno, com toque macio em parte do painel e portas. O próprio desenho do painel, saídas de ar e volante são diferentes do modelo chinês.
Na China ele tem três opções de motorização: 1.5 turbo à combustão que pode ser acoplado a câmbios manual e automático, ambos de seis velocidades. Esse 1.5 gera 163 cv. Há também os modelos híbrido parcial e híbrido plug-in. Aqui ele recebeu o 1.5 EcoBoost com 145 cv, mais potente que o utilizado no EcoSport e Ka (137 cv). Aqui será casado com transmissão automática de seis marchas e a tração é dianteira.
O SUV tem 4,58 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,67 m de altura, com 2,71 m de distância entre-eixos. Para ter noção, é 17 cm mais comprido, 12 cm mais largo, 1 cm mais alto e tem entre-eixos 7 cm maior que o Hyundai ix35.
O SUV vem bem equipado com central multimídia de 10,25 polegadas com comando de voz, monitoramento de ponto cego e de manutenção de faixa, acendimento automático dos faróis, frenagem de emergência, ar-condicionado eletrônico com saídas de ar para o banco traseiro, seletor de modos de condução, park assist e piloto automático adaptativo (é possível ver os sensores na frente do carro). Tudo isso faz parte do sistema Co-Pilot360, que tem câmera 360 graus. Os itens estão presentes na versão topo de linha, Titanium, que conta ainda com teto-solar panorâmico.
A Ford ainda não confirmou quando o SUV será comercializado, mas a expectativa é de que seja a partir do segundo semestre do ano que vem por preço que deverá girar em torno de R$ 100.000.
No estande, assim como prometido anteriormente pela Ford, há um EcoSport na versão Titanium sem estepe, a única que vai sofrer alteração e passará a utilizar pneus run-flat - com capacidade de rodar até 80 quilômetros mesmo furados - no lugar do tradicional pneumático sobressalente que estampava a tampa do porta-malas. Configuração exclusiva da versão topo de linha, segue a mesma receita dos Estados Unidos e Europa, onde o EcoSport já é vendido sem estepe na traseira há um bom tempo.
O modelo também sofreu alteração na motorização: adota o 1.5 Dragon de 137 cv, deixando o 2.0 de 178 cv, com injeção direta, apenas para a versão Storm, a mais esportiva. O lançamento da novidade será no primeiro semestre do próximo ano. O preço ainda não foi divulgado.
A estreia de um modelo da divisão de alta performance da Ford, a ST (Sport Technologies), se dará com o SUV grande Edge. Dessa forma a montadora americana completará o seu line-up de utilitários esportivos, com compacto, médio e grande. O Edge ST substituirá a versão menos apimentada - que hoje é vendida com motor 3.5 V6 aspirado, a gasolina, de 284 cv - pela esportiva, com propulsor 2.7 V6 EcoBoost biturbo de 335 cv e bons 54,4 kgfm de torque, casado com câmbio automático de oito marchas (com seletor rotativo E-Shifter), tração integral e ajuste esportivo das suspensões. De acordo com Rogélio Golfarb, presidente da Ford, a pré-venda terá início em janeiro.
E estética do SUV também foi aprimorada, como capô redesenhado e faróis de LED - antes havia uma combinação esquisita entre LED nas luzes diurnas localizadas onde seriam os faróis axiliares e lâmpadas halógenas junto com os faróis -, grade dianteira maior, rodas de liga leve pretas de 21 polegadas, saias laterais e saídas de escape nas duas extremidades do para-choque.
Internamente, tem bancos esportivos com camurça e couro, acabamento diferenciado no volante, na soleira das portas e no console central, para lembrar o motorista que eles está dentro de um ST. Há ainda sistema multimídia Sync 3 de oito polegadas sensível ao toque, carregamento sem fio para celulares, som premium da Harman-Kardon (12 alto falantes), piloto automático adaptativo que funciona em congestionamento, assistente de faixa, alerta de colisão frontal com pré-frenagem, monitoramento de ponto cego e de tráfego traseiro cruzado, farol alto automático e estacionamento semiautônomo com câmera de 180 graus. Há também assistência de manobras evasivas que, em situação de emergência, desvia o veículo, evitando uma batida iminente.
O show-car Ka Sedan Urban Warrior (guerreiro urbano) tem suspensão elevada, caixas de roda com protetores plásticos, roda aro 15 com pneus mais altos e visual esportivo, mas não será comercializada no país, apesar de estar praticamente pronto para entrar na linha de montagem. Baseado no Ka Trail, o sedã tem também faróis com máscara negra, grade dianteira cinza, além do mesmo para-choque do hatch esportivo. O motor é igual: 1.5 tricilíndrico de 136 cv e câmbio automático de seis marchas.
Na cabine há central multimídia Sync 3 com tela touch de 6,5 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay.
Por sua vez, o sedã grande Fusion passou por uma leve reestilização nos Estados Unidos e chega ao Salão de São Paulo na versão Energi, híbrida plug-in. As novas versões redesenhadas, com outras opções de motor, começam a ser vendidas no primeiro trimestre de 2019, mas antes é necessário que o estoque de Fusion híbrido 2018 chegue ao fim.
“Nós temos vários modelos elétricos sendo comercializados em todo o mundo, mas o Brasil ainda não tem estrutura para esse tipo de carro. Por isso, optamos por trazer o Fusion híbrido plug-in que, além de dar mais autonomia, gera segurança ao condutor, pois ele pode abastecer com gasolina, sem medo de ficar sem carga no meio do caminho”, afirmou o presidente da Ford.
Com clara inspiração na versão aventureira do EcoSport, a Ranger Storm tem visual off-road com snorkel, pneus maiores de uso misto (Pirelli MTR Scorpion 285/70 R17), rack de teto personalizado, tração 4x4, novos para-choques, caixas de roda com apliques escurecidos e é baseada na unidade Limited, topo de linha, com motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e transmissão automática de seis marchas.
A grade dianteira tem o nome da versão (Storm), a cor alaranjada contrasta com grafismos pretos, lanternas escurecidas e a tampa da caçamba inteiramente preta.
Já na versão Black Edition Concept, como o próprio nome sugere, a carroceria é toda preta, com rodas, maçanetas e retrovisores escuros. A grade dianteira é diferente das demais versões e conta com emblema clássico da Ford que, para falar a verdade, parece mais a fivela de um cinto de cowboy. Os para-choques dianteiros têm faróis de neblina do tipo canhão. As rodas são de aro 18 e os pneus são de uso misto. A versão inclui bancos de couro, banco do motorista com regulagens elétricas, ar-condicionado digital de duas zonas, console com compartimento climatizado e central multimídia Sync 3 de oito polegadas.
Para quem é fã de picape, a que mais enche os olhos é a F-150 Raptor 2019 e a montadora tem planos de comercializar a gradalhona por aqui. Além disso, no estande da montadora há um Mustang GT preparado, com 1.000 cv de potência e um protótipo de tapete para cadeirantes, que pode ser convertido em rampa de acesso. Os dois modelos estão prontos para entrarem na linha de montagem. Contudo, ainda não há previsão para o começo da comercialização.