Foton mostra picapes Tunland V7 e V9 no Brasil

Modelos chineses querem "revolucionar mercado brasileiro" com motorização híbrida que une motores diesel e elétrico

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Foton mostra picapes Tunland V7 e V9 no Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ao lado de uma série de caminhões, duas picapes médias com tamanhos avantajados foram reveladas nesta segunda-feira (17) no Brasil pela Foton.

Foton Tunland V9 1
A Foton apresentou duas picapes híbridas no Brasil nesta segunda-feira: a Tunland V9 (foto) e a Tunland V7
Crédito: André Deliberato/Webmotors
toggle button

Foton mostra picapes Tunland V7 e V9 no Brasil

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Falamos das picapes Tunland V7 e V9, que foram anunciadas há alguns dias. São dois modelos híbridos e 4x4, ambos com potência máxima de 175 cv e torque de 45,9 kgf.m. Segundo a fabricante, a ideia é "revolucionar o segmento com conjuntos robustos e eficientes".

A picape Tunland V9 tem um motor 2.0 turbodiesel combinado a um elétrico, com 175 cv de potência e torque de 45,9 kgf.m
Crédito: André Deliberato/Webmotors
toggle button

A V9 tem apelo mais urbano — visualmente, a dianteira lembra a da Ram Rampage —, e vem até com teto solar panorâmico. E é grande: são 5,62 metros de comprimento, 2,09 m de largura e 1,96 m de altura. A distância entre-eixos é de 3,36 m.

Já a Tunland V7 tem o aspecto estético de uma Ford F-150. Ela é movida pelo mesmo conjunto mecânico (híbrido a diesel), sobre o qual falaremos adiante. Na V7, de acordo com a Foton, a suspensão é um pouco mais rígida e calibrada para operações off-road ou tipos de trabalho mais pesados. Aqui são os mesmos 5,62 metros de comprimento, mas com 2 m de largura, 1,91 m de altura e 3,36 m de entre-eixos.

A Foton Tunland V7 tem o aspecto estético que lembra muito a Ford F-150
Crédito: André Deliberato/Webmotors
toggle button

Híbrido e diesel! Como assim?

A Tunland V7 e a Tunland V9 têm motor 2.0 turbodiesel combinado a um elétrico ligado a uma bateria de 48 Volts. O câmbio é automático de oito marchas, feito pela prestigiosa marca alemã ZF.

São, a partir de seu lançamento, os únicos modelos híbridos movidos a diesel do mercado brasileiro. As picapes serão vendidas nas concessionárias de caminhões da Foton. Hoje existem cerca de 40 lojas no Brasil.

Segundo a Foton, o motor elétrico funciona para auxiliar o motor a combustão interna, reduzindo o consumo de diesel. Paradas ou em baixa velocidade, as picapes podem operar só com o motor elétrico, que também recupera energia quando o veículo freia ou desacelera.

As duas têm consumo médio, aferido em testes, de 12,5 km/l. Fazem de zero a 100 km/h em 8,8 segundos. Com tanque de 76 litros, as Tunland V7 e V9 prometem a mesma autonomia de 960 quilômetros.

Tecnologia e conectividade

Na cabine, as Tunland V7 e V9 também prometem soluções tecnológicas de última geração, como painel de instrumentos digital, central multimídia com tela de 14,6 polegadas e sistema de som premium.

Também há volante multifuncional, ar-condicionado automático com duas zonas de resfriamento, bancos de couro e acesso sem chave, entre outros.

Na parte de segurança, as duas virão equipadas com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e assistência de frenagem, além de monitoramento de pressão dos pneus e câmera de ré com sensores de estacionamento.

Quando chegarão as picapes da Foton?

O processo de homologação no Brasil já começou e a dupla deverá estar disponível para vendas a partir de novembro. O objetivo da Foton é emplacar, em 2025, pelo menos mil  unidades, somadas, das duas. De acordo com a marca chinesa, as picapes custarão "a partir de R$ 250 mil".

Vídeo relacionado

 

Comentários
Wid badge