Ao lado de uma série de caminhões, duas picapes médias com tamanhos avantajados foram reveladas nesta segunda-feira (17) no Brasil pela Foton.
Falamos das picapes Tunland V7 e V9, que foram anunciadas há alguns dias. São dois modelos híbridos e 4x4, ambos com potência máxima de 175 cv e torque de 45,9 kgf.m. Segundo a fabricante, a ideia é "revolucionar o segmento com conjuntos robustos e eficientes".
A V9 tem apelo mais urbano — visualmente, a dianteira lembra a da Ram Rampage —, e vem até com teto solar panorâmico. E é grande: são 5,62 metros de comprimento, 2,09 m de largura e 1,96 m de altura. A distância entre-eixos é de 3,36 m.
Já a Tunland V7 tem o aspecto estético de uma Ford F-150. Ela é movida pelo mesmo conjunto mecânico (híbrido a diesel), sobre o qual falaremos adiante. Na V7, de acordo com a Foton, a suspensão é um pouco mais rígida e calibrada para operações off-road ou tipos de trabalho mais pesados. Aqui são os mesmos 5,62 metros de comprimento, mas com 2 m de largura, 1,91 m de altura e 3,36 m de entre-eixos.
A Tunland V7 e a Tunland V9 têm motor 2.0 turbodiesel combinado a um elétrico ligado a uma bateria de 48 Volts. O câmbio é automático de oito marchas, feito pela prestigiosa marca alemã ZF.
São, a partir de seu lançamento, os únicos modelos híbridos movidos a diesel do mercado brasileiro. As picapes serão vendidas nas concessionárias de caminhões da Foton. Hoje existem cerca de 40 lojas no Brasil.
Segundo a Foton, o motor elétrico funciona para auxiliar o motor a combustão interna, reduzindo o consumo de diesel. Paradas ou em baixa velocidade, as picapes podem operar só com o motor elétrico, que também recupera energia quando o veículo freia ou desacelera.
As duas têm consumo médio, aferido em testes, de 12,5 km/l. Fazem de zero a 100 km/h em 8,8 segundos. Com tanque de 76 litros, as Tunland V7 e V9 prometem a mesma autonomia de 960 quilômetros.
Na cabine, as Tunland V7 e V9 também prometem soluções tecnológicas de última geração, como painel de instrumentos digital, central multimídia com tela de 14,6 polegadas e sistema de som premium.
Também há volante multifuncional, ar-condicionado automático com duas zonas de resfriamento, bancos de couro e acesso sem chave, entre outros.
Na parte de segurança, as duas virão equipadas com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e assistência de frenagem, além de monitoramento de pressão dos pneus e câmera de ré com sensores de estacionamento.
O processo de homologação no Brasil já começou e a dupla deverá estar disponível para vendas a partir de novembro. O objetivo da Foton é emplacar, em 2025, pelo menos mil unidades, somadas, das duas. De acordo com a marca chinesa, as picapes custarão "a partir de R$ 250 mil".