Futuro elétrico da Toyota, o bZ3 terá motor da BYD

Modelo surge sem camuflagens em imagens enviadas ao governo chinês. Com a plataforma TNGA de Corolla, terá até 245 cv

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Futuro elétrico da Toyota, o bZ3 terá motor da BYD
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Toyota prepara há algum tempo a sua entrada oficial no mercado dos modelos 100% elétricos. Em 2021, a montadora anunciou o lançamento do seu primeiro carro puramente elétrico, o SUV bZ4X - que apareceu no Salão do Automóvel de Tóquio, em junho deste ano. Mas um sedã que fará parte dessa "família zero emissãões" também pode estar perto de ser lançado.

O três volumes, chamado de bZ3, teve imagens vazadas nos últimos dias e pode chegar para ser um substituto "elétrico" do Corolla. A novidade é montada sobre a mesma plataforma do sedã, a TNGA, mas terá conjunto motriz e baterias produzidas pela chinesa BYD.

Toyota Bz3 F22
O Toyota bZ3 tem visual levemente esportivo, mas é claramente inspirado no bZ4, que tem jeitão de SUV
Crédito: Reprodução
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A expectativa é que a montadora, conhecida pelos carros elétricos — lançou recentemente os modelos TAN e HAN EV por aqui —, fique responsável pela produção ao lado de outra empresa parceira da Toyota, a FAW. As duas já fazem a montagem dos carros da Toyota em solo chinês.

Mecânica do Toyota bZ3

Os documentos de homologação indicam duas motorizações. A primeira é capaz de gerar até 184 cv de potência; a segunda, 245 cv. A tração foi registrada como traseira.

O visual do sedã vazou em imagens produzidas pela própria montadora, e que foram enviadas ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. A pasta tem políticas rígidas para a aprovação de projetos, que incluem o envio desse tipo de imagem.

Nos registros, o bZ3 repete elementos de design do bZ4X, como na assinatura dos faróis de LED, ali na inclinação do capô, que se encerra em uma barra cromada. As tomadas de ar nas extremidades do para-choque dianteiro também remetem ao "irmão" SUV.

Visto de perfil

Além disso, os dois modelos não têm faróis de neblina — uma tendência no mercado atualmente. Diferentemente do SUV, as caixas de roda da versão flagrada trazem acabamentos em plástico nas extremidades. Um detalhe bacana são as maçanetas retráteis e uma visível quebra na linha de cintura na altura da coluna "C". A inclinação dá ao modelo um aspecto de cupê.

A traseira tem lanternas unidas por uma barra de LED. O para-choque levemente empinado e a tampa do porta-malas com uma sinuosidade simulando um spoiler dão um jeitão esportivo para o sedã.

A bonita traseira tem uma barra de LED que une as lanternas e para-choque levemente empinado
Crédito: Reprodução
toggle button

Maior até que o Camry

Em dimensões, o sedã é maior em comprimento, largura e altura que o nosso Corolla, e até supera o Camry em entre-eixos. As medidas, segundo o documento de registro, são 4,72 m de comprimento (9,5 cm maior que o Corolla), 1,83 m de largura (5,5 a cm a mais que o Corolla), 1,47m de altura (4 cm mais alto que o Corolla) e 2,88 m de entre eixos (6 cm acima do Camry).

A Toyota ainda não confirma a data de lançamento do sedã elétrico, mas espera-se que chegue aos mercados da Europa e Ásia ainda em 2023. A expectativa é que o bZ3 seja um modelo de entrada para os eletrificados da marca, o que sugere um preço intermediário.

Tags:Toyota
Comentários