O aumento progressivo nos impostos sobre elétricos e híbridos não parece afugentar novas empreitadas no mercado brasileiro. A bola da vez é a GAC Motor, que anunciou oficialmente investimentos de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,7 bilhões) para produzir e vender modelos a combustão, híbridos, híbridos plug-in e elétricos no Brasil. O aporte acontecerá em um prazo de cinco anos.
O interesse da GAC Motors no mercado brasileiro foi revelado com exclusividade pelo editor-chefe do WM1, Marcelo Monegato, em matéria publicada em 27 de março deste ano.
Agora veio o anúncio oficial, que foi feito durante uma reunião com Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em Pequim, na China. Segundo Feng Xingya, presidente do Grupo GAC, os planos contemplam fábrica, centro de pesquisa e desenvolvimento e armazéns para peças de reposição em solo brasileiro.
A GAC Motor também quer ser a primeira primeira fabricante chinesa a ter uma linha de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento completo aqui no país., produzindo carros a gasolina, elétricos, híbridos e híbridos plug-in.
Atualmente a GAC motor é a quinta maior fabricante de veículos da China. Em sua história, já teve parcerias com Honda, Toyota e a finada Fiat-Chrysler. Hoje, trabalha com duas marcas - Trumpchi, de modelos a combustão, e Aion, divisão de elétricos e híbridos.
O anúncio feito em Pequim, contudo, não revelou data para o início das operações em solo brasileiro e nem onde será a fábrica. Entre os muitos modelos que produz, a GAC tem em suas fileiras os SUVs Emkoo, GS3, GS4 e GS8, e também a minivan M6 Pro, todos Trumpchi. Além destes, existem os modelos Aion V e Y Plus.