A fabricante chinesa GAC Motor está pronta para iniciar suas operações no Brasil em 2025, trazendo ao país três modelos elétricos de sua submarca, a GAC Aion. Com planos ambiciosos, a montadora busca rivalizar com a BYD, atual líder do mercado de eletrificados no Brasil.
De acordo com a marca, o primeiro lote de veículos já foi embarcado da China e deve chegar ao Brasil em abril, com previsão de início das vendas no segundo trimestre do ano.
Além da comercialização dos modelos importados, a empresa também planeja investir em pesquisa e desenvolvimento local e já esboça planos para futura produção nacional.
De forma inicial, a marca atuará com um portfólio composto por três modelos bem diferentes entre si.
O Aion Y Plus é um SUV compacto com 4,54 metros de comprimento. Equipado com um motor de 136 cv, oferece uma autonomia de 318 quilômetros, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O modelo se posiciona como uma opção para quem busca um veículo elétrico acessível dentro da categoria dos utilitários esportivos compactos.
Sim, o nome e dimensões são bem parecidos com um outro chinês elétrico vendido em terras tupiniquins: o BYD Yuan Plus, que tem 4,45 metros de comprimento e 292 quilômetros de alcance. No entanto ele supera com folga a potência do Aion: são 204 cv disponíveis.
Já o Hyptec HT se destaca pelo design arrojado, com portas traseiras no estilo gaivota. Ele está disponível em versões de 245 cv e 340 cv de potência, além de baterias que variam entre 70 kWh e 99,5 kWh. A autonomia é de 362 quilômetros, tornando-o um modelo voltado para quem busca mais desempenho e sofisticação em um elétrico.
Por fim, o Aion ES é um sedã elétrico de 4,81 metros de comprimento, com motor de 136 cv e autonomia de 314 quilômetros pelo PBEV. De acordo com a marca, o modelo pretende atrair consumidores que buscam um carro confortável e eficiente, combinando espaço interno e tecnologia.
Com uma meta de longo prazo para o mercado brasileiro, a GAC Motor já estruturou uma rede de concessionárias, contando com 20 grupos nomeados para abertura de lojas nas principais capitais e grandes centros urbanos. Algumas unidades devem ser inauguradas já no início das operações, com expansão planejada até o fim do ano.
Além dos veículos elétricos, a empresa anunciou que irá comercializar modelos híbridos e híbridos flex adaptados ao mercado brasileiro. Para isso, já firmou um acordo com três universidades federais para estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento no país. O foco inicial será a adaptação da tecnologia híbrida flex, visando atender melhor as necessidades locais.
Os planos da GAC para o Brasil incluem ainda a instalação de uma fábrica nacional nos próximos anos, com a meta de produzir até 15 modelos no país até 2030.
A montadora se junta à outras marcas que seguem o mesmo plano. Por aqui, BYD e GWM já estou desenvolvendo as operações fabris, na Bahia e São Paulo, respectivamente. Além delas, conforme antecipado pelo WM1, a Omoda & Jaecoo (O&J) também tem planos de fabricação nacional.
A GAC Motor é a quinta maior fabricante de automóveis da China e uma das gigantes do setor automotivo mundial. Em 2023, a empresa produziu 2,5 milhões de veículos, incluindo elétricos e modelos a combustão, e faturou US$ 85 bilhões. Atualmente, opera em 39 países e emprega mais de 110 mil pessoas.
A montadora também investe em pesquisa e inovação, com um centro de desenvolvimento global que já recebeu mais de US$ 4,13 bilhões em aportes e reúne uma equipe de especialistas de 15 países.
Em termos de sustentabilidade, a GAC tem metas ambiciosas, incluindo alcançar a neutralidade de carbono até 2050. A empresa já opera uma fábrica com emissão zero de carbono na província de Guangdong, na China, dedicada exclusivamente à produção de veículos elétricos.
Além de estruturar sua operação comercial no Brasil, a GAC Motor também anunciou sua associação à Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da mobilidade elétrica no país.
Para Alex Zhou, CEO da GAC Brasil, essa parceria destaca a importância do Brasil dentro da estratégia global da empresa. “O Brasil é uma prioridade para a GAC, e queremos trazer benefícios concretos ao consumidor brasileiro, especialmente no desenvolvimento de tecnologia, pesquisa e inovação”, afirmou Zhou.
Com essa movimentação, a GAC Motor se posiciona como uma das novas apostas do mercado automotivo brasileiro, trazendo veículos eletrificados e já preparando o caminho para uma presença mais robusta no país nos próximos anos.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade