GAC Motor: marca chinesa estreia no Brasil

Marca tem planos ambiciosos para o país, que incluem um investimento de US$ 1 bilhão e até a produção de carros por aqui

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. GAC Motor: marca chinesa estreia no Brasil
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de confirmar em junho a sua intenção de desembarcar no Brasil, a chinesa GAC Motor lançou oficialmente a sua operação no país. O anúncio foi feito pela marca em um comunicado divulgado na conta oficial da empresa na rede social LinkedIn.

"Acreditamos no potencial do Brasil e estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do setor automotivo no país. Nosso objetivo é construir uma relação de confiança com os consumidores brasileiros, oferecendo produtos e serviços que superem suas expectativas", destaca a GAC em trecho do comunicado.

Em reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do GAC Group, Feng Xingya, destacou, em junho, que o plano da empresa é investir US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões) no Brasil nos próximos cinco anos. O projeto inclui também a abertura de fábricas e centros de pesquisa.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Apesar desse lançamento oficial nas redes sociais, a GAC Motor ainda não deu informações sobre prazos ou quais serão os modelos oferecidos pela marca no Brasil. Ou seja: se você se animou, ainda terá que esperar mais um pouco.

O Aion Y Plus é um SUV de porte médio e equipado com motor elétrico de mais de 200 cv
toggle button

Quais são os carros da GAC Motor?

A GAC Motor fechou 2023 com 2,52 milhões de automóveis comercializados. Volume que colocou a marca na quinta posição entre os maiores fabricantes do país asiático.

Além de ser sócio de Honda e Toyota na produção de automóveis das duas marcas japonesas na China, a GAC Motor também tem uma linha bem completa de produtos próprios, que inclui sedãs, monovolumes e SUVs vendidos sob as submarcas Trumpchi, Aion e Hyptec.

Por dentro, o Aion Y Plus tem visual semelhante ao de outros SUVs elétricos chineses
toggle button

Das três, a Aion é a que tem mais chances de chegar primeiro. É a submarca de elétricos da GAC Motor e chegaria ao Brasil para brigar de frente com conterrâneas como a BYD e a Zeekr, que também chegará em breve ao nosso mercado.

O menor modelo da Aion é o Y Plus. Apesar desse posicionamento, não dá para chamar esse elétrico de pequeno. É um SUV médio de cinco lugares com 4,54 m de comprimento - ou 8 cm maior que um BYD Yuan Plus -, que é equipado com um motor de 204 cv. Com bateria de até 69,98 kWh, pode rodar 610 quilômetros (ciclo NEDC) com uma carga.

Tudo indica, aliás, que será justamente o Aion Y Plus o primeiro modelo oferecido pela GAC Motor no mercado brasileiro.

Veja também

    Comentários
    Wid badge