A Geely já tentou a sorte no mercado brasileiro, mas não foi adiante. Chegou por aqui em 2014 mas, conforme matéria publicada aqui no WM1, as vendas dos modelos EC7 e GC2 não decolaram e a marca "saiu de fininho" do país em 2016. Não lembra? Confira aqui!
Agora, porém, a marca quer voltar ao Brasil - e se estabelecer de tal forma que possa encarar inclusive a cada vez maior BYD. A marca é ambiciosa: diz que quer ser a líder do mercado brasileiro de carros elétricos.
Pelo menos é o que disseram fontes ligadas à marca aos colegas da Autoesporte. E mais: o modelo escolhido para esse retorno já foi escolhido - será o SUV elétrico EX5, modelo que foi apresentado ao mundo na Automechanika Frankfurt em setembro último como um "veículo global".
Aqui, o EX5 vai brigar com o BYD Yuan Plus. E como a Geely quer encarar a BYD modelo-a-modelo, podemos esperar, para mais adiante, a vinda de outros, como o Geome Xingyuan, que brigaria com o BYD Dolphin.
O EX5 tem 4,62 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Com isso, é 17 cm mais comprido, 3 cm mais largo, 6 cm mais alto e 3 cm maior no entre-eixos que o BYD Yuan Plus.
O motor elétrico entrega 217 cv de potência e 32,6 kgf.m de torque. Pode ter bateria de 49,5 kWh ou 60,2 kWh, que proporcionam autonomias de 440 quilômetros ou 530 quilômetros (ciclo chinês).
Por fim, o carro tem o que se espera dos atuais modelos chineses: multimídia de 15,4 polegadas, som com 16 alto-falantes e ar-condicionado digital com duas zonas, assistente de permanência em faixa, detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado traseiro, piloto automático adaptativo e frenagem de emergência, entre outros recursos.
O design é bem-resolvido, com frente agressiva na qual sobressaem os faróis esguios, as luzes de rodagem diurnas contornando as extremidades do para-choque pouco abaulado, e traseira de bom gosto com lanternas horizontais conectadas por barra com LEDs - toda a iluminação, claro é com LEDs.