O Dodge Charger 1969 laranja conhecido como General Lee é um ícone do cinema e das séries de TV. O muscle car ficou famoso ao aparecer no seriado Os Gatões, exibido do final da década de 1970 até meados dos anos 1980.
Na época, os produtores teriam destruído mais de 300 Dodge Charger durante as gravações das sete temporadas da série, uma vez que boa parte dos 147 episódios exibiam cenas de ação com o carro nas mãos dos personagens Luke e Bo Duke.
Mas a Warner Brothers manteve a salvo 12 General Lee para promover o seriado em eventos nos Estados Unidos e no Canadá na década de 1980. E um deles está em leilão, o que pode ser um baita item para os colecionadores e fãs do programa.
“Este é um dos célebres veículos mais reconhecidos, visto por milhões de pessoas pelo país e que possui o seu lugar na história e na cultura popular”, diz John Kruse, diretor da Worldwide Auctions, empresa responsável pelo leilão do Dodge. “O carro passou a maior parte dos últimos vinte anos em um museu, sendo usado ocasionalmente em eventos especiais”, explica Kruse.
Embora o carro não tenha sido usado nas gravações, possui um certificado de autenticidade da Warner Brother e autógrafos dos principais atores da série no painel e no capô.
O General Lee, que deveria ter sido leiloado no último dia 4, ainda está disponível no site da Worldwide Auctions e sem lance mínimo divulgado.
Apesar de todo o sucesso no seriado, o General Lee é frequentemente relacionado ao passado escravocrata dos Estados Unidos. O carro é batizado com o sobrenome do militar Robert E. Lee (1807 – 1870), que deixou o Exército da União para se juntar às forças da Confederação durante a Guerra Civil Americana.
A bandeira dos Confederados pintada no teto do Dodge foi mantida, mas é um símbolo que foi banido em alguns estados sulistas norte-americanos e até mesmo de eventos da Nascar, a principal categoria automobilística dos Estados Unidos.